A jovem Caroline Kumahara foi o grande destaque brasileiro no Campeonato Latino Americano de Tênis de Mesa concluído neste domingo (24) em San Salvador, capital salvadorenha. A paulista de apenas 17 anos levou os títulos individual, por equipes e nas duplas mistas. Em jogo muito equilibrado o paraguaio Marcelo Aguirre levou o título masculino superando Cazuo Matsumoto.
{module 395}
Em final brasileira Caroline derrotou Lígia Silva por 4×1, com parciais de 11-8, 4-11, 11-3, 11-2 e 11-8, tornando-se a mais jovem campeã latino-americana adulta de todos os tempos. Carol terminou a competição com três medalhas de ouro: individual, equipes e duplas mistas (ao lado de Eric Jouti).
“Estou muito feliz porque eu comecei jogando mal o campeonato. Sacando mal, recebendo mal e isso fez cair o nível do meu jogo. Hoje (domingo) mesmo me concentrei bastante, mas no sub-21, não joguei bem e perdi muita confiança. Depois disso eu tentei voltar para o campeonato porque eu ainda tinha jogo e esquecer o jogo da manhã. O principal para eu vencer a semi e a final foi me concentrar muito a cada ponto, na tática, e não parar de lutar nunca, sempre positiva e isso fez com que o meu jogo subisse. O maior motivo da minha felicidade é que consegui me superar. Quero dedicar essa vitória aos meus técnicos e a minha família, em especial ao meu pai”, declarou a nova campeã Latino Americana em entrevista à CBTM.
No masculino o título ficou com o paraguaio Marcelo Aguirre, que bateu o favorito Cazuo Matsumoto por 4×3. Aguirre abriu vantagem de 3×0, mas o brasileiro conseguiu empatar. No set decisivo o paraguaio venceu por 11-8. Parciais completas: 11-7, 11-7, 11-7, 7-11, 3-11, 5-11 e 11-7.
“Foi um jogo muito bom. Joguei muito bem nos primeiros 3 sets. Então, Cazuo mudou de tática e ganhou os próximos 3. Eu estou feliz porque consegui me recuperar, vencendo o último set e me tornando campeão”, declarou Marcelo em entrevista à ITTF.
Favoritos fracassam no Sub-21
Fato curioso é que os dois campeões individuais também participaram da competição Sub-21, mas não tiveram o mesmo sucesso. Carol foi surpreendida na semifinal pela peruana Francesca Vargas, que na sequência levaria o título na categoria. No Sub-21 masculino o brasileiro Vitor Ishiy aprontou a maior surpresa da competição, vencendo seus cinco jogos sem perder nenhum set. Na decisão o paulista bateu o campeão adulto do Latino, o paraguaio Marcelo Aguirre por 15-13, 11-8 e 11-9.
Brasil confirma favoritismo na competição por equipes
Sem surpresas nos eventos por equipes. No masculino os brasileiros superaram a Argentina por 3×1. Pelo mesmo placar as meninas venceram o Chile. Graças ao título, as duas equipes representarão a América Latina na Copa do Mundo por Equipes.
Arquivo com todos os resultados do Campeonato Latino Americano 2013.