Fonte: CBTM
A seleção brasileira disputa a partir desta terça-feira (17), em Doha, o Aberto do Qatar, terceira etapa da temporada 2015 do Circuito Mundial. O país terá cinco representantes na competição: Gustavo Tsuboi (44º colocado do ranking mundial), Hugo Calderano (70º), Cazuo Matsumoto (89º), Thiago Monteiro (145º) e Caroline Kumahara (117ª).
Na semana passada, os cinco atletas estiveram no Kuwait, para a segunda etapa do circuito. Os melhores resultados foram de Tsuboi e Calderano, que passaram pela fase preliminar e caíram diante de duas pedreiras nos 32 avos de final: o chinês Fang Bo (15º) e o português Marcos Freitas (10º).
“Em geral, fiquei satisfeito com meu desempenho no Kuwait e acho que estou evoluindo. Meus resultados estão mais consistentes. O primeiro desafio é chegar à chave principal, assim como consegui no Kuwait. Essas competições têm um nível muito alto”, projetou Tsuboi, afinado com o parceiro de duplas Calderano.
“O objetivo nessa semana é chegar novamente à chave principal e ir um passo melhor”, emendou o carioca de 18 anos.
No Qatar, os brasileiros terão uma vantagem em relação ao Kuwait: os chineses não participarão do evento. Assim, apenas três dos dez melhores do mundo no ranking masculino irão a Doha; no feminino, também serão três entre as top 10.
Mudanças aprovadas
A etapa do Kuwait foi especial para Caroline Kumahara. Nas semanas anteriores à competição, a brasileira trabalhou duro em algumas mudanças no seu estilo de jogo. As novidades foram colocadas à prova logo diante das melhores do mundo – e o balanço foi positivo.
“Vi uma boa evolução no Kuwait. Era um passo que eu precisava dar. Eu me senti melhor dessa vez do que em outras competições, mesmo quando tinha jogado bem. Senti que estive num nível bem melhor com as mudanças no meu jogo. Agora, é trabalhar para melhorar ainda mais”, afirmou.
No Kuwait, Carol parou na última rodada da fase eliminatória no individual adulto. No sub-21, caiu nas oitavas de final. A brasileira projeta resultados melhores em Doha, a partir desta terça.
“Acho que foi até acima do esperado, em relação ao que consegui adaptar no jogo mesmo treinando há não muito tempo. Espero em Doha estar num ritmo melhor de jogo, porque tecnicamente estive bem, num nível bom. Em pontos importantes, errei algumas bolas simples e espero não cometer mais esses erros”, disse.
Estreia nesta terça
Thiago Monteiro será o único brasileiro a ir à mesa nesta terça. O cearense estreará nos 128 avos de final da fase preliminar contra o libanês Mohamed Bannout, às 9h30 (de Brasília). Tsuboi e Calderano avançaram diretamente aos 64 avos e apenas aguardam seus adversários. Cazuo Matsumoto também está na fase de 64 avos, mas já tem adversário definido, o francês RomainLorentz.
Gustavo Tsuboi, cabeça de chave nº 1 do evento preliminar, espera o adversário do jogo entre LiHon Ming de Hong Kong e Alexandre Cassin da França. Hugo Calderano encara na segunda rodada o vencedor do jogo entre o belga Jean-Michel Saive e o nigeriano Makanjuola Kazeem.
Nas duplas masculinas, Tsuboi e Calderano também entrarão apenas na chave principal. Já Cazuo e Thiago estrearão nos 32 avos da fase preliminar diante da parceria do Azerbaijão formada por RamilJafarov e FarhadIsmaylov (512º), na quinta (19), às 10h.
Carol atuará nas duplas ao lado da francesa Carole Grundisch (94ª). Seu primeiro desafio será contra as locais MahaFaramazi e Aia Mohamed (535ª), na quinta, às 10h30.
Confira os confrontos brasileiros já definidos no Aberto do Qatar:
INDIVIDUAL MASCULINO
Fase preliminar – 128 avos de final
Thiago Monteiro (145º) x Mohamed Bannout – 17/2, às 9h30
Fase preliminar – 64 avos de final
Gustavo Tsuboi (44º) x Li Hon Ming (279º) ou Alexandre Cassin (163º) – 18/2, às 9h15
Hugo Calderano (70º) x Jean-Michel Saive (128º) ou Makanjuola Kazeem (347º) – 18/2, às 11h30
Cazuo Matsumoto (89º) x Romain Lorentz (105º) – 18/2, às 11h30
INDIVIDUAL FEMININO
Fase preliminar – 64 avos de final
Caroline Kumahara (117ª) x Noora Al-Abri – 18/2, às 6h
DUPLAS MASCULINAS
Fase preliminar – 32 avos de final
Cazuo Matsumoto (89º)/Thiago Monteiro (145º) x RamilJafarov/FarhadIsmaylov (512º) – 19/2, às 10h
DUPLAS FEMININAS
Fase preliminar – 32 avos de final
Caroline Kumahara (117ª)/CaroleGrundisch (94ª) x MahaFaramazi/Aia Mohamed (535ª) – 19/2, às 10h30