É difícil dimensionar a superioridade do tênis de mesa chinês. Sem dúvidas vivemos o momento de maior dominação deste país em nosso esporte, mas o resultado do Campeonato Chinês chega a ser “assustador”. O Top-4 do Ranking Mundial é monopolizado pela China, e o campeão nacional de 2012 não foi Zhang Jike, Ma Long, Xu Xin ou Wang Hao. O campeão chama-se Zhou Yu. Vá se acostumando com este nome.
Aos 19 anos de idade e com pouca experiência internacional, Zhou Yu surpreendeu o mundo neste domingo, dia 14 de outubro, ao conquistar o título chinês individual. Na semifinal o jovem mesatenista passou campeão olímpico e nº 1 do mundo Zhang Jike. Antes ele já tinha conseguido superar os favoritos Ma Lin e Yan An.
O adversário de Zhou Yu na final foi o também surpreendente Fang Bo, campeão mundial juvenil na Colômbia em 2009, que eliminou Ma Long, campeão chinês em 2011 e nº 2 do mundo, nas oitavas e na semifinal passou por Hao Shuai.
Na decisão Zhou Yu foi bastante superior e bateu Fang Bo com facilidade por 4×1. Parciais do jogo: 11-2, 11-5, 13-11, 8-11, 11-8.
Está nascendo um novo campeão? “Eu acho que hoje é um ponto de partida muito bom. Isso é apenas o começo”, declarou ao site Sohu Sports o campeão Zhou Yu após a surpreendente conquista.
Não foi apenas Ma Long que deixou a competição ainda nas oitavas de final. Ma Lin, Xu Xin, Wang Hao, Wang Liqin e Chen Qi também não passaram desta fase. Xu Xin perdeu para Yan An, Ma Lin para Zhou Yu, Chen Qi para Liu Jikang, Wang Liqin para Fan Zhendong e Wang Hao para Xu Chenhao. Vários nomes quase desconhecidos para o resto do mundo e mesmo assim com nível para derrotar campeões mundiais e olímpicos.
É exagero dizer que o Campeonato Chinês é uma competição muito mais forte que um Campeonato Mundial? Está demonstrando que não.
Com informações do site: Tabletennista.com