Algumas semanas atrás Liu Guoliang se pronunciou sobre a implementação da nova bola de plástico. O técnico principal da seleção chinesa disse que considerava a nova bola “uma ameaça para o estilo de jogo da sua equipe”. Há poucos dias o bicampeão mundial e campeão olímpico Zhang Jike também deu sua opinião, porém ele não falou sobre o que a mudança pode provocar, mas sim de como é a nova bola.
A equipe chinesa já começou a treinar com nova a bola de plástico. Técnicos chineses organizaram uma treinamento entre a equipe nacional 1 e 2, onde foi utilizada a nova bola.
Entre os resultados a se destacar, Zhang Jike venceu Zhou Qinhao por 3×0. A julgar pelo resultado, pode-se dizer que o campeão mundial não teve problemas para se acostumar com a nova bola, mas fez alguns comentários após o jogo.
Zhang Jike disse que uma característica da nova bola é a menor velocidade, e acrescentou: “chegará um tempo em que todos nós jogaremos com a mesma bola e as vantagens e desvantagens serão as mesmas”.
Curiosamente, Zhang Jike pegou a bola e a guardou como recordação.
As novas bolas de plástico serão usadas oficialmente pela ITTF em todas as grandes competições internacionais a partir de julho deste ano.
Fonte: El Mundo del Tenis de Mesa (mundo-tenisdemesa.blogspot.com)