UNICAP CONQUISTA TÍTULOS MASCULINO E FEMININO NO ESTADUAL ADULTO POR EQUIPES

Premiação da 1ª Divisão Masculina

Os mesa-tenistas da Universidade Católica de Pernambuco conquistaram no último domingo, 19 de setembro, os títulos masculino e feminino do Campeonato Pernambucano Adulto por Equipes. O time masculino venceu o Clube Português do Recife por 3×1. Na decisão feminina a Unicap bateu a equipe do Colégio Cenecista de Timbaúba em equilibrados 3×2. Os times “A” da Universidade Católica de Pernambuco e Clube Português do Recife, campeão do evento em 2003, confirmaram o favoritismo e chegaram sem dificuldades a grande final da 1ª Divisão, travando uma belíssima batalha pelo título.

Com duas emocionantes vitórias, o defensivo Edmar Azevedo foi o destaque do time universitário. E foi Edmar, mais conhecido como Mazinho, quem deu o primeiro ponto para a Unicap, com sua vitória sobre Lucas Silva, atual campeão pernambucano juvenil. Sentindo muitas dificuldades em se adaptar ao estilo de Mazinho, Lucas não conseguiu encaixar suas bolas mais potentes e perdeu o primeiro set por 11-08. Nos dois sets seguintes Lucas mudou a tática e sem arriscar tanto nas bolas de ataque venceu por 11-13 e 07-11. Agora era a vez de Mazinho mudar sua tática. Forçando bastante o saque e deslocando seu adversário o defensivo da Unicap tomou as rédeas da partida novamente e venceu os 4º e 5º sets sem dificuldade marcando 11-06 e 11-05.

O segundo jogo reuniu Gustavo Lopes (Unicap), e Paulo Rocha (CPR), de apenas 13 anos de idade e maior promessa do Tênis de Mesa pernambucano. Paulinho, como é carinhosamente chamado, deu um show à mesa. Abusando de seu ótimo ataque de forehand e dos bloqueios e contra-ataques, venceu sem muitas dificuldade o ex-número 1 de Pernambuco por 3×1, com parciais de 10-12, 11-07, 11-08 e 11-03.

Com seus rápidos ataques de forehand e sem cometer tantos erros, Joaquim Borba colocou a Unicap de volta à liderança ao marcar 3×0 sobre Thiago Leite. Apesar do placar, o jogo foi equilibrado, porém nos momentos decisivos Joaquim sempre levava a melhor. As parciais do jogo foram: 11-07, 12-10 e 11-09.

Paulinho precisava vencer Edmar Azevedo para provocar o quinto jogo e impedir que o título ficasse nas mãos da Unicap. O mesa-tenista do Clube Português esteve a apenas um ponto de conquistar a vitória por 3×0, mas numa virada espetacular o defensivo da Unicap levou a melhor.

Edmar liderou todo o primeiro set até o 10-08, mas se desconcentrou e permitiu a recuperação do seu oponente que fechou em 10-12. Com uma ótima alternância de golpes, Paulinho não deu qualquer chance ao seu adversário e venceu o segundo set com facilidade marcando 06-11. Forçando mais o serviço e esperando pelo erro de Paulinho, Edmar abriu boa vantagem e teve 3 (10-07) chances de fechar o set, mas se aproveitando dos sucessivos erros de ataque de Edmar, o atleta do Clube Português recuperou-se mais uma vez e empatou em 10-10. O jogo parecia perdido para Edmar depois que numa bela troca de golpes Paulinho marcou 10-11 e teve a chance de fechar o jogo e levar a decisão entre Unicap e CPR para o quinto jogo. Mas o que poucos acreditavam aconteceu: Edmar voltou a defender bem e se aproveitou dos erros de seu adversário para reverter o placar e fechar em 13-11. A partir daí o jogo mudou completamente de cara. Muito vibrante e cometendo poucos erros, Edmar voltou para o quarto set melhor e desde o seu início liderou com boa vantagem até fechar em 11-08 e levar o jogo para a “negra”.

No set decisivo Paulinho começou melhor e abriu vantagem de 1×3, porém, variando bastante o serviço e o peso da bola em suas jogadas de defesa e ainda atacando em algumas oportunidades, o atleta da Unicap marcou 7 pontos consecutivos, chegando a liderar por 8×3 e por 9×4. Quando parecia que a vitória de Edmar estava sacramentada, começou a recuperação do seu adversário. Aproveitando os sucessivos erros de Edmar e com a confiança de volta, Paulinho encostou no placar em 9×8. No ponto seguinte a sorte sorriu para Edmar. Depois de um rally, a bola tocou na rede, caindo sorrateiramente e de forma indefensável no campo de Paulinho. Cometendo um erro bobo, Edmar não conseguiu aproveitar o primeiro match point e deu ainda mais emoção ao jogo. Mas o ponto da vitória da Unicap veio em seguida. Depois de mais uma troca de ataques e defesas, Paulinho estufou a rede ao atacar uma bola com muito backspin e deu um ponto final ao jogo. Parciais completas do jogo: 10-12, 06-11, 13-11, 11-08 e 11-09.

Equipes desfalcadas:

As duas equipes finalistas da 1ª Divisão estavam desfalcadas de seus principais jogadores. Rogerio Marchioretto, com um corte no pulso provocado por um pequeno acidente doméstico e Domingos Sávio, que sofreu uma contusão num jogo de futebol, desfalcaram o Clube Português. A Unicap não pôde contar com seu principal jogador, Chen Chuan, que por questões profissionais não se encontrava no Recife no dia da competição.

Na decisão do terceiro lugar da 1ª Divisão, mais uma vitória da Unicap sobre o Clube Português. O time “B” da Universidade Católica de Pernambuco venceu por 3×2 a equipe “B” do Clube Português.

Pela 2ª Divisão, torneio que reunia as equipes eliminadas na primeira rodada da 1ª Divisão, o Clube das Águias ficou com o título ao marcar 3×0 sobre a equipe “C” do Clube Português do Recife. Em terceiro lugar ficou a Astempa (Associação de Tênis de Mesa de Paulista) que venceu por 3×1 a Associação do Bongi, que participava de sua primeira competição oficial.

EVENTO FEMININO

As jovens irmãs Júlia, Cândida e Tiana Arruda que representaram o Colégio Cenecista deram um enorme sufoco no time da Unicap. As mesa-tenistas da Universidade Católica não imaginavam que a conquista seria tão difícil e valorizada. Com seus dois pontos a nº 1 de Pernambuco Iara Borba foi fundamental para a conquista do título.

Logo na primeira partida veio o sinal que a final não seria nenhum passei. O primeiro jogo pôs frente a frente as duas principais jogadoras de cada time: a veterana Iara Borba e Júlia Arruda, de apenas 14 anos de idade. Iara precisou de 5 sets para superar sua adversária. As parciais do jogo foram: 04-11, 11-06, 09-11, 11-07 e 11-06.

Em seguida o Colégio Cenecista empatou com uma surpreendente vitória, também por 3×2 (08-11, 11-09, 09-11, 14-12 e 11-04), de Cândida Arruda, 13 anos, sobre Taciana Saldanha. A Unicap voltou à liderança com a vitória de Karina Torres sobre Tiana Arruda. Sem muitas dificuldades Karina marcou 3×0 (11-02, 11-06 e 11-06) e deixou sua equipe a uma vitória do título.

Mas o título não veio no 4º jogo. Em mais um 3×2 (11-09, 10-12, 07-11, 11-06 e 11-08) Júlia bateu Taciana e igualou novamente o placar. Na quinta e decisiva partida Iara não deu qualquer chance a Cândida, vencendo com extrema facilidade. Iara marcou 3×0 (11-06, 11-00 e 11-03) e deu o título à equipe da Universidade Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *