O Sesc de São João de Meriti recebeu neste fim de semana, 24 e 25 de julho, duas grandes competições do calendário da FTMERJ. Foram disputadas a 1º etapa de Rating, no sábado, e a 4ª etapa de ranking no domingo.
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB DOMINA AS DISPUTAS DE RATING NO SÁBADO
No torneio de rating os atletas são divididos de acordo com seu nível técnico. No rating C, o grande campeão foi o jogador Carlos Henrique Silva (Associação dos mesa-tenistas do Rio de Janeiro). Carlos enfrentou na decisão o jovem voltaredondense Matheus Moura.
Enquanto Carlos Henrique já é um bom e experiente jogador, Matheus é um jovem em grande ascensão e certamente veio provando isso em 2010 com boas atuações. A final do rating C foi mais uma grande atuação. Matheus chegou a liderar o jogo por 2 sets a 1 mas acabou derrotado pela experiência maior do adversário.
“Estive muito confiante durante todo o torneio porque treinei muito durante as duas semanas que antecederam o campeonato e mesmo quando o Matheus fez dois a um não me desesperei , pelo contrario, relaxei e raciocinei melhor e não cometi erros nos dois sets seguintes. A organização do torneio está de parabéns”.

Os semifinalistas foram Rafael Barreiros (Fluminense) e o técnico da Associação Takemura-Nakazato, Daniel Andrade, que conquistou sua primeira medalha em torneios individuais.
{module 271}
Já no rating B a final foi entre os veteranos Mauro Silva (Fluminense) e Hélcio Pinguelli (ATN). Os dois se enfrentaram na fase de grupos do torneio, com vitória fácil de Pinguelli por 3 sets a 0. Após isso Pinguelli passou por Sandro Costa (Hebraica) na semi-final, enquanto Mauro derrotou João Invêncio (ATN) também na semifinal.
Atuando de maneira diferente o que se viu na final foram dois sets iniciais facilmente vencidos pelo atleta tricolor. Pinguelli esboçou uma reação vencendo o terceiro set mas não conteve a vitória de Mauro Silva no quarto, vitória que lhe rendeu o título de campeão do rating B.
Na categoria mais alta do Rio de Janeiro, o Rating A, duas grandes ausências : nosso pequeno notável Hugo Calderano (em treinamento na Coréia do Sul) e o craque Bruno Vital. No entanto houve o retorno de um grande competidor : Fernando Ribeiro (Vasco da Gama). Fernando não competia desde o Campeonato Brasileiro de Florianópolis, em dezembro. Após excelentes jogos e com grande equilíbrio na categoria, os quatro semifinalistas foram Fernando Ribeiro, Cláudio Beznos, Clayton Sereno e André Moreira.
Na primeira semifinal, um embate tricolor, Clayton Sereno se mostrou melhor nas horas decisivas e venceu André Moreira por 3-1. Já Cláudio Beznos enfrentou muitos problemas de recepção de saque contra Fernando Ribeiro, o que dificultou quaisquer tentativas de iniciativa no jogo. Fernando venceu por 3-1.
Na final a aposta é que Fernando derrotaria Clayton Sereno, como já havia feito na fase de grupos. Não foi o que aconteceu. Clayton mostrou muita disposição e vontade de vencer o jogo e foi recompensado com um 11-8 no quinto set e o merecido título do rating A.
A equipe do Fluminense conquistou 5 das doze medalhas em jogo, enquanto a ATN ficou com 3. Vasco da Gama, Clube Náutico de Volta Redonda, AMRJ e Hebraica tiveram 1 medalha cada.
Colaboração: André Moreira – FTMERJ