Carlo Di Franco Michel, um dos destaques da seleção brasileira |
O CENESP (Centro de Excelência Esportiva da Universidade de Pernambuco) recebeu entre os dias 14 e 18 de junho 32 atletas que fazem parte das seleções paraolímpicas permanentes. Foram submetidos às análises atletas das seleções de tiro, futebol para cegos e tênis de mesa. Além das avaliações físicas, foram realizadas avaliações psicológicas, médicas e nutricionais.
A cidade além de ter sido escolhida porque grande parte dos atletas paraolímpicos estão no nordeste do país, ela também possui outro diferencial, que é o Centro de Excelência Esportiva-CENESP, que apresenta equipamentos de alta tecnologia para o desenvolvimento de trabalhos na área da fisiologia do exercício, antropometria e biomecânica. Nos dias de folga de cada grupo os técnicos das seleções brasileiras realizaram treinamentos para seus atletas. A equipe de tênis de mesa realizou seus treinamentos na AGUARÁ (Associação Guararapes de Tênis de Mesa).
O objetivo da avaliação, que teve início em março, em São Paulo – onde atletas brasileiros de outras modalidades foram submetidos aos testes -, é colher dados que contribuam na elaboração de um plano de treinamento específico para cada atleta.
O próximo desafio para os mesa-tenistas da seleção paraolímpica brasileira será o Campeonato Mundial da modalidade, a ser realizado entre os dias 10 e 13 de setembro no Colorado, Estados Unidos. No mês de novembro, em Brasília, nossa equipe disputa o Campeonato Para-panamericano. Vale salientar que todas estas competições são classificatórias para a Paraolimpíadas de Atenas.
Componentes da Seleção Brasileira Permanente:
Luiz Algacir Vergílio da Silva
Roberto Pereira Alves;
Ivanildo Pessoa de Freitas;
Francisco Wellington Melo;
Carlo Di Franco Michel;
Antonio Fernandes;
Iranildo Conceição Espíndola;
Ecildo Lopes de Oliveira;
Maria Luiza Pereira Passos;
Edmilson Matias Pinheiro;
Francisco Eugênio Braga Sales;
João Fernando Martins do Nascimento Júnio;
Rosangela Azevedo Dalcin.
Fontes pesquisadas: CPB, Folha de Pernambuco e Pernambuco.com