Fonte: CBTM
Concluída no domingo, 20 de julho, a Copa Brasil Maceió 2014 teve como grande destaque o domínio do Estado de Amazonas nas principais categorias em disputa, o Absoluto A Masculino. Tanto a final masculina quanto a feminina envolveu apenas atletas amazonenses.
No masculino vitória de virada de Israel Barreto sobre Mário Costa por 3×2.
“A emoção é bastante grande, pois muitas vezes em chegava na final, mas acabava perdendo. É sempre desconfortável jogar contra o Mario, pois jogamos juntos há anos e ele sabe todos os meus golpes. Tinha essa obrigação dentro de mim”, disse Israel, que não se deixou abater pelo placar adverso e foi atrás da virada.
“Eu vim bem confiante, mesmo com ele fazendo dois a zero e eu vendo que estava muito difícil, pensei que só dependia de mim. Então tomei a iniciativa do jogo mais vezes, fui mais agressivo e consegui a vitória”.
Israel lembrou a boa estrutura que os atletas de Manaus têm para desenvolvimento do tênis de mesa.
“Hoje temos o Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas, que é do Governo do Estado, e também contamos com o apoio da Prefeitura. Depois da minha geração, junto com o Mario e a Ligia Silva (atleta da seleção brasileira feminina adulta), tivemos uma parada no crescimento. Hoje, Mario, outras pessoas e eu estamos tomando a frente desse projeto para que a nossa modalidade volte a crescer como era antigamente”, finalizou.
Final: Israel Barreto x Mário Costa
Semifinal: Mario Costa x Henrique Narita
Semifinal: Luan Oliveira x Israel Barreto
Na decisão feminina a favorita Amanda Marques não teve muitas dificuldades para despachar Suelen Ramos.
“Eu sempre treino com ela, sempre jogamos juntas praticamente desde que eu iniciei. Então, quando nos enfrentamos, uma já sabe o que a outra vai fazer, o que nos obriga a fazer algo diferente. Nesse jogo eu consegui isso e levei a melhor”, disse Amanda, feliz por ter confirmado seu favoritismo por ser cabeça de chave número um.
Na Copa Brasil em Maceió, a cidade de Manaus dominou as disputas. Além da final entre Amanda e Suelen, Israel Barreto (APCEF Manaus-AM) e Mario Costa (Associação Esportiva Lassalista-AM) decidiram o Absoluto A Masculino. Ela vê os dois como grandes responsáveis pelo crescimento do tênis de mesa no Amazonas.
“Estou no tênis de mesa há onze anos. Já treinei com os dois e agradeço por isso. Graças a pessoas como eles dois e outras também, o tênis de mesa amazonense tem crescido bastante e vai continuar nesse ritmo”, analisou a medalhista de ouro, que já está pensando na próxima etapa da Copa Brasil, em Piracicaba.
“Estarei em Piracicaba e vou atrás da medalha de ouro, se Deus quiser”, finalizou.
Classificação completa da competição.
Ranking
Rating
Troféu Eficiência
Classes Paraolímpicas
Troféu Eficiência Paraolímpico