Mesmo sem atuar, Ma Lin reassume posto de nº 1. |
Graças a sua desastrosa participação no Mundialito, Werner Schlager não é mais o nº 1 do Mundo. Seu reinado durou apenas 1 mês, e o posto agora é ocupado pelo chinês Ma Lin, que mesmo disputando apenas 1 competição internacional em todo o ano de 2003, foi beneficiado com o péssimo resultado do austríaco.
A eliminação ainda nas oitavas-de-final do Mundialito custou muito caro ao austríaco Werner Schlager. Como sua diferença em relação a Ma Lin e Timo Boll era muito pequena, o atual campeão mundial foi ultrapassado pelos dois jogadores.
Esta é a segunda vez que Ma Lin encabeça o Ranking Mundial. Em novembro de 2002 ele ocupou tal posição, mas só a manteve por curtíssimos 2 meses.
Campeão no Rio de Janeiro, o taiwanês Chuan Chih-Yuan ganhou duas posições e agora ocupa a 5ª colocação do Ranking Mundial. O sueco Jens Lundqvist, vice-campeão do Mundialito, subiu 16 posições e já é o nº 20 do Mundo. Um outro dado interessante é que Lundqvist ultrapassou seus compatriotas Jorgen Persson (nº 22) e Jan-Ove Waldner (nº 24), e passa a ser o segundo melhor sueco no ranking. Peter Karlsson (nº 17) continua como o melhor classificado. O resultado tem muita importância porque a Suécia enviará dois jogadores para disputar o pré-olímpico europeu e nestas circunstâncias Jan-Ove Waldner, vice-campeão em Sydney, estaria fora das Olimpíadas. O chinês Kong Linghui, atual campeão olímpico, também não passa por momento muito favorável e precisará disputar o pré-olímpico asiático.
O holandês Trinko Keen, semifinalista do Mundialito foi outro grande destaque da lista divulgada ontem pela ITTF. O grandalhão ganhou 12 posições e agora ocupa a 21ª posição. O russo Alexei Smirnov, outro semifinalista no Brasil, também tem muito o que comemorar. Ele ganhou 5 posições e já está bem próximo de integrar o seletíssimo grupo dos 10 melhores jogadores do Mundo. Com 1913 pontos o russo agora ocupa a 11ª posição no Ranking.
As finalistas do Mundialito foram os únicos destaques do novo Ranking. Tie Yana, de Hong Kong, campeã no Rio de Janeiro, ganhou duas posições e já é a nº 8 do Mundo. A japonesa Aya Umemura, vice-campeã no Brasil ganhou 10 posições e agora ocupa a 16º posição. Entre as 5 primeiras colocadas, nenhuma alteração. A chinesa Zhang Yining seguem em primeiro e sua compatriota Wang Nan em segundo.
Nossos melhores rankeados continuam sendo Hugo Hoyama (nº 110), que caiu 2 posições; e Thiago Monteiro (nº 125) que perdeu 3 posições. Cazuo Matsumoto perdeu 2 posições e está em 223º. Gustavo Tsuboi e Hugo Hanashiro foram os brasileiros com melhor desempenho na lista de julho. Ambos subiram 13 posições. Tsuboi agora é nº 247, enquanto Hanashiro está 314º. Lígia Silva, nossa melhor classificada no Ranking feminino, caiu 6 posições e está em 262º lugar.