Téc. Sergio Brígida e os alunos da Escola Lobinho
|
Colaboração de: Associação de Tênis de Mesa Atibaia
Depois de um longo e cansativo esforço, a Associação de Tênis de Mesa Atibaia tornou seu sonho em realidade. Com a aprovação da Lei de Incentivo fiscal, nº. 2668, de 24 de outubro de 1995, da Prefeitura da Estância de Atibaia, os jovens de nossa cidade já podem ter a sua inclusão social e esportiva praticando o tênis de mesa. “No meu ponto de vista detectamos dois problemas de muita importância. O primeiro é a falta de atividades esportivas na periferia da cidade, ela está muito centralizada. Outro problema é que não existe nenhum esporte com jogadores de ponta, sendo assim ficamos sem espelho para os nossos jovens atletas. O projeto tem dois objetivos: um é proporcionar uma atividade esportiva para os jovens excluídos de nossa cidade, fazendo com eles se reintegrem a nossa sociedade, dando o mínimo de perspectiva para a sua vida. Já o segundo, é a vinda de jogadores e treinadores de ponta, de nível internacional, para criar um espelho para os jovens de Atibaia”, comentou Sergio Brígida – Coordenador do projeto.
A primeira parte do projeto já estava sendo executada, pois com muito êxito, a entidade conseguiu o bi-campeonato dos jogos regionais (2004/2005). No início do ano o projeto com parceria da Secretaria de Esportes e Lazer contratou um treinador com muita experiência, Silvio Marola e duas atletas da seleção Brasileira, Paula e Claudia Katahira.
Tênis de Mesa
O Tênis de Mesa é considerado o esporte do século XXI, saúde, inteligência e Paz.
Para saúde o esporte melhora a circulação sanguínea, desenvolve a velocidade de raciocínio e a habilidade, aumentando a sua coordenação motora e reflexos. Melhora a visão e é ótimo para queimar calorias.
Numa partida não existe choque físico, evitando-se traumas e brigas, é considerado um dos esportes que mais se utiliza o cérebro.
Como esporte ele é individual, você não depende de terceiros para vencer, não é necessário um biotipo especial. Basta ter técnica e habilidade.
Não existem muitos atletas, portanto há maior chance de se chegar numa seleção nacional.
Como parte da educação, toda a família pode participar junta, praticando. Ensina a programar e planejar para treinar corretamente. Não existe vantagem por ser mais velho, as chances são iguais para todos.
Como todo o esporte, ensina a vencer, perder e lutar desenvolve muito a disciplina e concentração. (O que pode ser utilizado nos estudos também).
Como todos esses diferenciais o Tênis de Mesa é o esporte indicado para o trabalho de inclusão dos jovens para com a nossa sociedade.
O projeto encontrou junto a Escola da Família um espaço para desenvolver o trabalho com a comunidade. O projeto do Governo do Estado carece de voluntários, pensando nisso a Associação escolheu esses espaços para colocar o seu projeto em prática.
A associação convida todos a praticar o esporte, procurando um dos locais de treinamento.
Cerejeiras – Colégio Lobinho – Sábado – Horário – 10 às 12h
Atibaia Jardim – Colégio Araci – Sábado – 14 às 16h
Ponte – Colégio Gabriel da Silva – Sábado 10 às 12h
Informações – [email protected]