OLIMPÍADAS 2008 – ENTRAM EQUIPES E SAEM DUPLAS?

Adham Sharara, Presidente da ITTF

Fonte: Xinhuanet

Na tentativa de parar a China na conquista de muitas medalhas no Tênis de Mesa e fazer o esporte mais interessante para a audiência, os dirigentes do esporte querem tirar a competição de duplas das Olimpíadas de Pequim em 2008. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) planeja substituir as competições de duplas por um evento em equipes.

“Nós submetemos uma proposta oficial ao COI pedindo para que essa mudança ser feita,” disse o presidente da ITTF, Adham Sharara.

“A decisão é esperada para 2005, e nós estamos otimistas que será uma resposta positiva, devido a não haver mudança no número de jogadores e árbitros”.

A China conquistou 16 das 20 medalhas de ouro nas últimas 5 Olimpíadas, incluindo Atenas, mas existe um consenso que este domínio não é saudável para o esporte.

A China invariavelmente ganha 2 medalhas de ouro na maioria dos eventos, e esse foi o motivo de uma nova regra nas Olimpíadas de Atenas que impedia que jogadores do mesmo país, se enfrentassem na final de duplas.

Se essa nova proposta entrar em vigor nos Jogos Olímpicos de 2008, o número de medalhas da China será reduzida, pois os países somente poderão usar uma equipe.

Sharara negou que as mudanças sejam uma tentativa de impedir a China de continuar vencendo.

Para aumentar o interesse do espectador, os jogos de Tênis de Mesa tiveram uma mudança na pontuação de 21 pra 11 pontos, uma nova regra do saque foi posta em prática e houve um aumento no tamanho da bola, isso tudo aconteceu nos últimos quatro anos.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, os chineses ainda foram os maiores vencedores, conquistando 3 das 4 medalhas de ouro em disputa, porém tiveram que amargar uma derrota na final individual masculina.

Os chineses mostraram que ainda são os melhores do mundo, com Zhang Yining/Wang Nan, Zhang Yining e Ma Lin/Chen Qi, que venceram com facilidade as finais de duplas femininas, simples feminina e duplas masculinas, respectivamente.

A única dor veio na final individual masculina, onde o terceiro cabeça-de-chave Ryu Seung Min, da Coréia do Sul, arrancou da China a terceira medalha de ouro consecutiva, desde os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, derrotando o atual Campeão Asiático, o chinês Wang Hao por 4 a 2 num jogo eletrizante de 45 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *