MUNDIAL 2003 – AU REVOIR TIMO BOLL!

Qiu Yike despacha nº 1 do Mundo

Foi curtíssima a participação do alemão Timo Boll, nº 1 do mundo, no Campeonato Mundial. O chinês Qiu Yuke foi o responsável pela proeza de eliminar um dos maiores favoritos a conquista do título individual. Confira também os outros resultados surpreendentes do dia.

Qiu Yuke, de apenas 18 anos de idade e nº 40 do Ranking Mundial, atuou em apenas uma competição do Circuito ITTF Pro Tour, o Aberto do Japão em 2002. Nesta oportunidade ela alcançou às semifinais da competição. Desde então seus principais resultados foram obtidos em competições do Circuito Mundial Junior. Para quem não se lembra, este o mesmo chinês que eliminou o brasileiro Gustavo Tsuboi na semifinal da Grande Final do Circuito Mundial Junior e posteriormente conquistou o título da competição.

Mesmo sem muita experiência internacional Qiu Yike causou espanto ao eliminar o alemão Timo Boll, atual nº 1 do Mundo e até então um dos principais favoritos.

O início do jogo deu a falsa impressão que a vitória de Boll seria tranqüila, sem grandes dificuldades o alemão abriu 2×0.

“Essa foi o meu primeiro jogo com Boll, ele é o número 1 do mundo e eu estava um pouco nervosos nos dois primeiros sets” afirmou Qiu.

Sobre o mesmo momento Boll afirmou: “eu comecei bem, mas permite a reação dele. Foi bom jogar contra ele, mas não foi bom perder”.

Depois de perder o 3º set por 11×07, Boll preparava-se para fechar o 4º set. Liderava por 10×06, mas permitiu a recuperação do chinês. Psicologicamente o jogo acabou para o nº 1 do mundo neste momento.

“Talvez Boll tenha ficado um pouco nervoso, depois que venci dois sets, eu imagino que tive sorte, pois eu estava perdendo por 10-06 no quarto e consegui vencer por 12-10, mas eu não consigo me lembrar dos pontos!” completou o chinês.

Os dois últimos sets foram bastante equilibrados, mas Qiu Yike atuou melhor nos momentos decisivos e levou a melhor, vencendo por 4×2. As parciais finais foram: 03-11; 07-11, 11-07, 12-10, 11-09 e 12-10.

Boll deve deixar liderança do Ranking Mundial

Além da eliminação Timo Boll deve perder também a liderança do Ranking Mundial. Sua distância em relação ao chinês Ma Lin é de apenas 7 pontos, e mesmo outros jogadores, como o bielo-russo Vladimir Samsonov, podem ultrapassá-lo.

Timo Boll era a principal esperança dos europeus, e talvez de todo o mundo, contra o domínio chinês no principal título em disputa, o individual masculino.

Os outros principais favoritos Ma Lin, Wang Liqin, Werner Schlager, Vladimir Samsonov, Chuan Chih-Yuan, Kalinikos Kreanga e Kong Linghui, sobreviveram até a segunda rodada.

A zebra pede passagem

Hoje o Mundial começou para valer! As principais estrelas internacionais entraram em ação, e as surpresas não foram poucas. Confira as maiores “zebras” que ocorreram nestas duas primeiras rodadas da chave individual masculina e feminina:

1ª Rodada do Masculino:

Ahmed Ali Saleh (Egito) 4×1 Lucjan Blaszczyk (Polônia) – Blaszczyk foi surpreendido pelo egípcio Ali Saleh, nº 129 do Mundo;

Konstantinos Papageorgiou (Grécia) 4×3 Jan-Ove Waldner (Suécia) – ainda recuperando-se de uma lesão e sem ritmo de jogo o ex-campeão Mundial e Olímpico foi eliminado;

Guomundur Stephensen (Islândia) 4×2 Michael Maze (Dinamarca) – Stephensen, nº 257 do Ranking eliminou Maze, uma das maiores promessas do Tênis de Mesa europeu;

2ª Rodada do Masculino:

Qiu Yike (China) 4×2 Timo Boll (Alemanha) – O nº 1 do Mundo é eliminado pela jovem “promessa”;

Adrian Crisan (Romênia) 4×1 J.P. Gatien (Francês) – O jovem romeno elimina a maior estrela francesa na competição;

Petr Korbel (República Tcheca) 4×3 Liu Liu Guozheng (China) – Em jogo histório Korbel elimina um dos principais jogadores da equipe chinesa;

Leung Chu Yan (Hong Kong) 4×0 J. Persson (Suécia) – O veterano sueco atravessa péssima fase;

Daniel Gorak (Polônia) 4×3 Tang Peng (China) – O jovem polonês elimina um dos melhores jogadores chineses da nova geração. Vale lembrar que Tang Peng é o atual vice-campeão asiático individual;

Lars Hielscher (Alemanha) 4×3 Zoran Primorac (Corácia) – Mais uma vitória da nova geração sobre os veteranos;

Joo Se Hyuk (Coréia do Sul) 4×1 Alexei Smirnov (Rússia) – O defensivo sul-coreano deteve Smirnov, que vinha fazendo ótimas campanhas no cenário internacional;

Fredrik Hakansson (Suécia) 4×3 Ryu Seung Min (Coréia do Sul) – Hakansson, nº 36 do Mundo, supera o melhor sul-coreano classificado no Ranking Mundial (12º);

Toshio Tasaki 4×3 Torben Wosik (Alemanha) – Wosik, vice-campeão europeu individual, também sofreu uma eliminação precoce.

Tivemos pouquíssimas surpresas na chave feminina. Os resultados mais surpreendentes aconteceram apenas na 2ª rodada. Confira:

Lu Yun-Feng (Taiwan) 4×0 Aya Umemura (Japão) – a taiwanesa nº 127 do Mundo derrota a japonesa bicampeã do Mundialito (Aberto do Brasil) e nº 23 do Mundo;

Incrédula Elke Wosik parece não acreditar na vitória

Ai Fukuhara (Japão) 4×2 LI Jia Wei (Singapura) – Aos 14 anos de idade Ai Fukuhara, elimina a nº 12 do Mundo;

Elke Wosik (Alemanha) 4×3 Li Nan (China) – Juntamente com a derrota de Timo Boll, este com certeza foi o resultado mais inesperado do dia. Li Nan, 6ª do Ranking, era uma das principais favoritas, mas Elke Wosik, 55ª colocada no Ranking, provou que vencer as chinesas não é algo tão inimaginável;

O Campeonato Mundial está sendo realizado em Paris, e segue até o próximo dia 25. O temp.mesatenista.net trará até você a melhor cobertura da competição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *