MUNDIALITO 2005: O PRIMEIRO DIA FOI DESASTROSO PARA O BRASIL

Gustavo Tsuboi chegou perto da vaga

O primeiro dia do Aberto do Brasil de 2005 não foi nada bom para os nossos mesa-tenistas. Dos 20 que competiram no qualifying masculino, nenhum logrou êxito. No feminino o resultado foi menos catastrófico graças ao menor número de participantes e o Brasil conseguiu 7 vagas para a chave principal, mas também não há o que se comemorar.
O qualifying masculino selecionava 16 atletas para a chave principal, onde apenas o campeão de cada grupo conseguia a classificação. Infelizmente o resultado foi desastroso: nenhum brasileiro chegou se quer perto de conquista uma vaga. Quem esteve mais próximo (ou menos distante) foram Gustavo Tsuboi e Rodrigo Kojima.

No grupo 13 Gustavo decidiu a classificação contra o húngaro Janos Jakab, mas foi derrotado por 4×1 (11-03, 11-07, 09-11, 11-04 e 11-06). Rodrigo Kojima, no grupo 2, foi derrotado por Cedric Cabestany no jogo decisivo e também ficou em segundo.

Cazuo Matsumoto, uma de nossas maiores esperanças, não teve muita sorte no sorteio dos grupos e caiu na chave 14, ao lado do sul-coreano Jo Ji Hoon e do chinês naturalizado espanhol Fan Guoliang. Cazuo acabou sendo derrotado por ambos, ficando apenas com a terceira posição na chave.

Ao todo o Brasil sofreu 35 derrotas no qualifying masculino e conquistou apenas 11 vitórias, das quais, 7 foram sobre atletas também brasileiros, ou seja, contra mesa-tenistas de outros países conseguimos inexpressivas 4 vitórias.

Dessa forma, nosso único representante na chave principal masculina será Hugo Hoyama, que enfrentará o português João Monteiro.

Apesar das 7 vagas conquistadas para a chave principal, no qualifying feminino os resultados não foram animadores. Nenhuma brasileira classificou-se em primeiro lugar, nem obteve resultados expressivos. Mariany Nonaka era nosso maior destaque, mas também caiu numa chave forte e não conseguiu classificar-se. Por sinal, Mariany foi a única brasileira que venceu uma partida contra jogadoras do exterior, batendo a paraguaia Sandy Gavilán por apertados 4×3. As demais vitórias brasileiras nesta fase foram conquistadas exclusivamente diante de compatriotas.

As 7 brasileiras classificadas foram: Luciana Coutinho, Carina Murashigue, Patrícia Raboni, Simone Fernandes, Karin Sako, Nathalia Barreira e Gabriela Kock. Estas se juntarão a Lígia Silva, que já estava pré-classificada para a chave principal. Com exceção de Lígia, as demais atletas têm pouquíssimas chances de alcançar a segunda rodada.

O Aberto do Brasil de 2005, também conhecido como Mundialito, ocorre no Rio de Janeiro no ginásio da AABB, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 829 – Leblon – Rio de Janeiro. A competição segue até o próximo domingo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *