Hugo Hoyama será o destaque brasileiro
|
Amanhã, quinta-feira, dia 23 de junho, terá início no Rio de Janeiro o Aberto do Brasil de 2005. Nesta edição os brasileiros tentarão quebrar um incômodo tabu: desde 2001 nenhum mesa-tenista do país vence uma partida na chave principal, ou seja, desde aquele ano nossos atletas não conseguem se classificar para a segunda rodada.
Para a edição de 2005 o Aberto do Brasil não receberá muitas estrelas do Circuito Mundial e se por um lado isso afasta o brilho da competição, por outro, poderá ajudar nossos mesa-tenistas a ter um melhor desempenho.
A última vez que um brasileiro passou da primeira rodada foi em 2001. Hugo Hoyama chegou às quartas-de-final, quando, então, foi derrotado pelo alemão Timo Boll, que posteriormente venceu a competição. Por sinal, o título do Aberto do Brasil de 2001 foi o primeiro Pro Tour conquistado por Timo Boll.
Com a ausência de Thiago Monteiro, que está machucado e não participará da competição, Hugo Hoyama será novamente a nossa maior esperança. Outros jogadores podem se destacar, mas como são mal ranqueados, precisarão jogar o Qualify e devem pegar “pedreiras” já na primeira rodada da Chave Principal.
Na chave feminina nossas atletas terão uma tarefa ainda mais incômoda. A amazonense Lígia Santos é nossa principal esperança, mas ela não atua bem no Aberto do Brasil há muitos anos.
As principais esperanças brasileiras estão depositadas no evento Sub-21. Neste os brasileiros realmente têm alguma chance de êxito. No Sub-21 as principais esperanças brasileiras são Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Rodrigo Kojima. No feminino Mariany Nonaka tem boas chances de avançar até as fases finais.
Em 2005 o Aberto do Brasil será disputado na AABB, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 829 – Leblon – Rio de Janeiro.