MUNDIAL 2004: QUEM PODE BATER A CHINA?

China: equipes quase imbatíveis

Eis a pergunta mais repetida neste momento: existe alguma equipe capaz de superar a China neste mundial? Na competição masculina destacaríamos duas ou 3 seleções que têm alguma chance de êxito, porém, no evento feminino apenas uma zebra escatológica tira o título das chinesas. A seleção masculina chinesa possui os 3 primeiros colocados do Ranking Mundial: Ma Lin, Wang Liqin e Wang Hao, respectivamente nºs 1, 2 e 3. Conta ainda com Liu Guozheng, 9º do mundo; e com Kong Linghui, atual campeão olímpico e nº 12 do ranking.

O primeiro adversário que destacaríamos é a Coréia do Sul, por ter um melhor conjunto. O time é formado por Ryu Seung Min, nº 8 do ranking; Oh Sang Eun, nº 15; Joo Se Hyuk, atual vice-campeão mundial e nº 16 do ranking; Kim Taek Soo, nº 20; e Lee Chul Seung, nº 53. Esta é a mesma equipe que por muito pouco não eliminou a China nas semifinais do último Mundial por Equipes, realizado no Japão em 2001. Alguns desses jogadores, principalmente o jovem Ryu Seung Min, vêm conseguido importantes vitórias contra os atletas chineses. Vale lembrar que em 2003 tanto Oh Sang Eun quanto Joo Se Hyuk derrotaram Ma Lin, o principal nome o selecionado chinês. Coréia do Sul e China se enfrentarão ainda na primeira fase, pois estão no mesmo grupo. Fazem parte ainda do Grupo A: Áustria, França, Japão e Itália.

Taiwan é a outra seleção que tem boas chances de impedir a supremacia chinesa. Comandados por Chuan Chih-Yuan, nº 4 do ranking; e Chiang Peng-Lung, nº 14, os taiwanêses estão no Grupo B ao lado de Suécia, Alemanha, Hong Kong, Rússia e Bélgica. O grande problema da equipe de Chuan Chih-Yuan é não ter um terceiro componente forte. Mesmo o experiente Chiang Peng-Lung já não vem atuando bem há um bom tempo, o que deve sobrecarregar ainda mais a responsabilidade de Chuan. Chang Yen-Shu, nº 56 do ranking, e Wu Chih-Chi, nº 172 devem completar a equipe de Taiwan. Mas antes de se preocupar com a China os taiwanêses precisam tomar muito cuidado com os alemães, liderados por Timo Boll, e com a Suécia.

A terceira seleção que elegeríamos é a veterana equipe da Suécia, formada por Peter Karlsson, 34 anos de idade e nº 22 do ranking; Jorgen Persson, 37 anos e nº 23 do ranking; Jan-Ove Waldner, 38 anos e nº 26 do mundo, e pelos jovens Jens Lundqvist e Fredrik Hakansson, respectivamente nºs 24 e 35 do ranking. O time sueco, dono de 5 (1973, 1989, 1991, 1993 e 2000) títulos mundiais por equipes, chega à Doha como uma grande incógnita. Lundqvist e Karlsson até que conseguiram bons resultados no ano de 2003, mas seus desempenhos foram extremamente irregulares. Quanto a Persson e Waldner, heróis de 4 conquistas suecas, eles não atravessam um bom momento (há muito tempo).

O certo é que, na competição masculina, não podemos descartar qualquer equipe. Basta lembrarmos do feito de 2000, quando a desacreditada equipe sueca, em jogo histórico, superou a até então imbatível equipe chinesa. Talvez não seja a Suécia a equipe que vá surpreender os chineses este ano, porém fortes candidatos não faltam.

No evento feminino o discurso muda. É praticamente impossível, tentamos evitar esta palavra (impossível), mas a superioridade da equipe formada por Wang Nan, Zhang Yining, Niu Jianfeng, Li Ju e Guo Yue é tão gritante que é mais simples elegermos as favoritas ao vice-campeonato.

A única equipe que poderia ameaçar o domínio chinês era a Coréia do Norte, mas a equipe de Kim Hyon Hui não participa da competição. As norte-coreanas são as atuais vice-campeãs mundiais e em 2002 conseguiram vencer esta mesma equipe chinesa na final dos Jogos Asiáticos.

Dentre as outras equipes, talvez a de Hong Kong, formada por Tie Yana, Lin Ling, Lau Sui Fei e Song Ah Sim, possa ter alguma chance de êxito contra a China. Outras equipes de destaque são Coréia do Sul, Japão e Romênia.

Confira os grupos da Divisão de Campeãs:
Grupo A: China, Coréia do Sul, Singapura, Alemanha, Rússia e Taiwan (China Taipei);
Grupo B: Hong Kong, Japão, Romênia, Hungria, Itália e Bielorússia.

A última vez que a China não foi campeã feminina foi em 1991, no mundial de Chiba (Japão). Naquela oportunidade as duas Coréias (do norte e do sul) atuaram numa mesma equipe e conseguiram bater as chinesas na decisão.

A 47ª edição do Campeonato Mundial por equipes de Tênis de Mesa será realizada em Doha, no Catar e terá início no próximo dia 1º de março.

Confira outras informações sobre a competição no em: http://mundial2004.temp.mesatenista.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *