MUNDIAL 2004: DEFINIDOS OS ADVERSÁRIOS DO BRASIL

Em sorteio realizado nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, foram definidos os grupos das 2ª, 3ª e 4ª divisões do 47º Campeonato Mundial por Equipes. O Brasil, que ficou como cabeça-de-chave do Grupo F na 2ª divisão, caiu numa chave complicada e terá como adversários na primeira fase: Nigéria, Canadá, Ucrânia, Estados Unidos e Israel. Apesar do equilíbrio na sua chave, a seleção brasileira tem ótimas chances de melhorar o desempenho do último mundial, quando acabou na acanhada 39ª posição. A definição dos grupos não foi tão generosa para o Brasil. Nosso primeiro jogo será no dia 1º de março diante dos ucranianos, uma equipe que não conta com jogadores conhecidos, mas também vale lembrar que fomos derrotados por esta mesma equipe no Mundial de 2001. O ucraniano melhor rankeado é Dimitry Prokoptsov, que está na 149ª posição. Em 2001 a Ucrânia terminou na 38ª posição.

No dia seguinte encararemos os norte-americanos. David Zhuang, 173º do mundo e campeão dos Jogos Pan-americano em 1999 é o principal jogador do time ianque. O último encontro em mundiais entre Brasil e Estados Unidos foi em Osaka 2001 e naquele ano nossa equipe foi vitoriosa. Em 2001 os Estados Unidos terminaram na 40ª posição.

No dia 3 de março enfrentaremos Israel, quem têm em Izak Abramov, nº 210 do mundo, seu principal destaque. O Brasil não costuma atuar bem diante dos israelenses. Nas duas últimas edições do mundial por equipes (2000 e 2001) fomos derrotados por esta equipe. No mundial de Osaka (2001) Israel terminou na 36ª posição.

O quarto adversário do Brasil será o Canadá. Esta é uma equipe onde apenas um jogador se destaca (e muito!): Johnny Huang, nº 41 do Ranking Mundial. Sua presença tornará a vitória brasileira uma tarefa mais complicada. O desempenho do “3º homem” brasileiro será crucial para uma vitória. Em Osaka o Canadá ficou com a 28ª colocação.

Os nigerianos, no dia 6 de março, serão nossos últimos adversários pela primeira fase. Segun Toriola, melhor africano rankeado (94ª posição), é o líder da equipe que conquistou em 2003 os Jogos Africanos. De quebra, Toriola ainda ficou com o título individual e de duplas masculinas da competição. Mas o melhor resultado de sua carreira é o título individual dos Jogos da Comunidade Britânica de 2002, ou seja, é um adversário muito perigoso. No último mundial a Nigéria terminou na 27ª posição.

São dois os grupos da 2ª Divisão. No grupo E estão: Eslovênia, Eslováquia, Egito, Índia, Portugal e Vietnã.

A 47ª edição do Campeonato Mundial por equipes de Tênis de Mesa será realizada em Doha, no Catar e terá início no próximo dia 1º de março.

Confira outras informações sobre a competição no em: http://mundial2004.temp.mesatenista.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *