MUNDIAL 2003 – A FAMA PRECOCE


Enviado por: Marcos Yamada – Correspondente Especial em Paris.

Aos 14 anos, Ai Fukuhara, a famosa Ai-tchan, atleta de Tênis de Mesa que aos 6 anos golpeava 1000 bolas sem errar para a TV, prova que não é uma superstar criada para popularizar a modalidade no Japão.

Os contratos milionários com empresas patrocinadoras, Comitê Olímpico Japonês e emissoras de TV, proporcionaram a Ai-tchan (nº 91 do Ranking Mundial), a chance de ter  um personal trainer, intercambio internacional e o apoio total da Federação Japonesa.  

O resultado deste investimento veio neste Campeonato Mundial onde venceu a singapurense Li Jia Wei (12ª do Ranking Mundial), a austríaca Liu Jia (nº 44 do Mundo 44)  e já está nas oitavas-de-final (entre as 16), enfrentando amanhã a sul-coreana Lee Eun Sil, que ocupa a 26ª colocação do Ranking..

Façanha esta também realizada por um brasileiro, Biriba (Ubiraci Rodrigues da Costa) que, com apenas 13 anos, assombrou os mesa-tenistas no Campeonato Mundial de 1959 (Dortmund), quando levou o Brasil ao 6º lugar por equipes vencendo muitas partidas, inclusive um vice-campeão europeu da época.

No Mundial da China em 1961, com 15 anos, Biriba eliminou o então campeão mundial, o chinês Jung Kuo Tuan em plena Pequim, ficando entre os 16 do mundo na chave principal.

Porém Biriba já havia provado o seu valor em 1958 com 13 anos completos, quando venceu no Brasil o bicampeão mundial (1955 e 1957), o japonês Toshiaki Tanaka (4 vezes) e outro japonês bicampeão mundial (1954 e 1956), Ichiro Ogimura (1 vez).

Ainda neste ano, venceu 4 medalhas de ouro no Sul-americano Adulto (individual, equipes, duplas mistas e masculina), pois com 11 anos já havia sido campeão brasileiro adulto em equipes, duplas e vice no individual.

A China que há muitos anos domina a modalidade não podia ficar atrás e também coloca entre as 16 finalistas, Guo Yue (nº 9 do Mundo), também com 14 anos, que amanhã enfrenta a sul-coreana Suk Eun Mi (nº 52 do Ranking).

As mais novas atletas deste Mundial são:
Nascida em 1989 – Ioi Moi Chan  (Macao)
Nascidas em 1988 – Ai Fukuhara (Japão), Guo Yue (China), Galia Dvorak (Espanha), Melveen Richmond (Taiti), Rachel Hsiao (Taiti), Cyrine Sam (Taiti), Olfa Guenni (Tunísia) e a brasileira Mariany Nonaka. Na ala masculina também os mais novos são de 1988, porem nenhum chegou à chave principal (128 atletas). No feminino apenas Galia Dvorac, conseguiu classificar-se no qualify, mas perdeu na primeira rodada.

Portanto o Japão e a China conseguiram colocar garotas precoces e surpreender o mundo mas entre os homens, Biriba (nº 11 do Ranking elaborado pela China na época) ainda é o único, tanto que está presente no livro dos 100 mais da história da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

Esperamos que o Brasil mantenha esta façanha do Biriba por mais algum tempo, já que no masculino a competição e mais acirrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *