Vista do Colégio Criativo |
Enviado por: Nelson Machado – Técnico da ADM-Marília
Agora é para valer. Está tudo pronto para a 10ª edição da Clinica Internacional da ADM-Marília que será realizada de 06 a 14 de Julho no Ginásio de Esportes do Colégio Criativo e que conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da Secretaria Municipal de Esportes.
Estarão participando 90 atletas vindos de 10 estados do país: (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pernambuco).
Estarão presentes em Marília os principais clubes de Tênis de Mesa do país, transformando o evento em o mais importante da modalidade nos últimos 10 anos, pois este trabalho que a ADM-Marília desenvolve no sistema de intercâmbio com a França dura já por 8 anos.
O Itaim Keiko da capital paulista estará participando com 8 atletas, dentre eles Claudia Ikeizumi e Gustavo Tsuboi (que joga na federação pela cidade de santos) que estarão em agosto representando o país nos Jogos Pan-Americanos na Republica Dominicana.
O Estrela de Ouro de Santos, considerado nos últimos anos o melhor clube do Brasil, estará em Marília participando com 9 atletas, tendo destaque a melhor atleta feminino Ligia Silva, que já disputou vários mundiais e os Jogos Olímpicos de Sidney em 2.000.
O evento receberá ainda o Colégio Leão XIII/Prefeitura Municipal de São Vicente que estará participando com 7 atletas. Outro clube nipônico tradicional o Bunkyo de São Paulo estará participando com 1 atleta.
O Vale do Paraíba através de sua liga regional estará participando com 10 atletas e outra equipe de peso que é a de São Bernardo do Campo estará em Marília com 9 atletas, tendo destaque para Carina Murashigue que também estará em agosto disputando os Jogos Pan-Americanos.
Petrópolis do estado do Rio de Janeiro estará na cidade com 3 atletas. O estado de Santa Catarina contará com 6 atletas, vindo de Criciúma, São Bento do Sul, São Joaquim e Brusque. Do Paraná virá 2 atletas de Curitiba. Do Tocantins virão 4 atletas e um atleta vindo do Recife, Cuiabá e de Campo Grande.
TREINADORES ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DO INTERCÂMBIO
A 10ª edição da Clinica Internacional da ADM-Marília só pode ser viabilizada devido a consciência e integração entre os principais treinadores de Tênis de Mesa do país.
O Brasil é carente no aspecto intercâmbio internacional. Somente poucos atletas é que conseguem realizar jogos, viagens e treinos no exterior. De uma forma sistemática e continua apenas a ADM-Marília consegue manter por 8 anos um intercâmbio com a França e o Itaim Keiko com a Butterfly do Japão por mais de 12 anos. Os outros clubes do país têm dificuldades neste aspecto.
Michel Blondel, técnico da Seleção Francesa |
Por isso a vinda sistemática do Michel Blondel que antes dirigia o melhor clube da França o Levallois (Bi-Campeão Europeu de Clubes) e que agora dirige a Seleção da França Masculina é a única oportunidade para que treinadores e atletas de todo o país possam ter acesso a informações de alto nível vindas do exterior.
O sucesso da clinica deve-se aos seguintes treinadores:
Ricardo Dantas – Estrela de Ouro de Santos
Lincon Yasuda – Itaim Keiko
Mauricio Kobayashi – São Bernardo do Campo
Fabio Santos e Arnaldo Bispo – Colégio Leão XIII
Dr. Emílio Takase – Universidade Federal de Santa Catarina
Celso Schartz – Brusque/SC
Stuart Hoffmam – São Bento do Sul/SC
Waldemir Júnior – Liga Vale do Paraíba
Alexandre Guizzi – Criciúma/SC
Alessandro Zagato – UNESP/Rio Claro
Daniel Ramos – Petrópolis/RJ
Edinilson Moura – ADM-Marília
Sérgio Tanaka – ADM-Marília
Alexandre Massuda – ADM-Tupã
Henrique Fumis – ADM-Osvaldo Cruz
A Clinica Internacional da ADM-Marília também é oficializada pela Federação Paulista de Tênis de Mesa e os treinadores que participam recebem certificados que são reconhecidos pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física).
CLINICA EVOLUI A CADA ANO,
NÃO EM QUANTIDADE, MAS EM QUALIDADE.
As 10 edições da Clinica Internacional da ADM-Marília foi evoluindo gradativamente com o passar dos anos.
Mas o aumento significativo não é no aumento dos participantes e sim o nível técnico dos atletas e dos treinadores.
Com certeza esta edição é a mais importante tecnicamente, não só em níveis de atletas (vários integrantes de seleções brasileiras), mas como os treinadores que virão (do Itaim Keiko, de São Bernardo, de Santos, etc) e os ministrantes como é o caso de Michel Blondel treinador da seleção francesa e dos palestrantes em níveis acadêmicos, como é o caso do Dr. Emílio Takase prof.dr. Da Universidade Federal de Santa Catarina que dirigirá avaliações psicológicas e o mestrando pela UNESP de Rio Claro Alessandro Zagato especialista em fisiologia do exercício.
A seguir veja como foi o resumo de todas as edições das clinica em Marília:
1ª clinica, realizada em Julho de 1996 no Marília Tênis Clube com 50 atletas de 3 estados (Michel Blondel)
2ª clinica, realizada em Julho de 1997 no Bezerra de Menezes com 60 atletas de 3 estados (Michel Blondel)
3ª clinica, realizada em Julho de 1998 no Colégio Criativo com 60 atletas de 6 estados (Michel Blondel)
4ª clinica, realizada em Janeiro de 1999 no Colégio Criativo com 70 atletas de 4 estados (Michel Blondel)
5ª clinica, realizada em Julho de 1999 no Colégio Criativo com 80 atletas de 5 estados (Michel Blondel)
6ª clinica, realizada em Julho de 2.000 no Colégio Criativo com 75 atletas de 7 estados (Michel Blondel)
7ª clinica, realizada em Janeiro de 2.001 no Colégio Criativo com 40 atletas de 4 estados (Go-San da China)
8ª clinica, realizada em Julho de 2.002 no Colégio Criativo com 50 atletas de 5 estados (Nelson Machado)
9ª clinica, realizada em Janeiro de 2.003 no Colégio Criativo com 65 atletas de 5 estados (Nelson Machado)
10ª clinica, realizada em Julho de 2.003 no Colégio Criativo com 90 atletas de 10 estados (Michel Blondel).