Márcio Tovar
|
O próximo dia 16 de março de 2006, quinta-feira será um dia muito especial para o mesa-tenista Márcio Tovar: ele estará completando no mesmo dia os 50 anos de idade e os 39 anos de carreira dentro do tênis de mesa. Tovar já foi Campeão Sul-americano Juvenil, Tricampeão Brasileiro, Pentacampeão Paulista, Tricampeão dos Jogos Regionais e Vice dos Jogos Abertos do Interior. Em seu currículo ainda há outros 90 títulos. Desde 2002 integra o Quadro oficial de Árbitros da Federação Paulista (FPTM) e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), tendo atuado como árbitro em vários Campeonatos organizados pela Federação Paulista. Nas horas de folga faz um trabalho social atuando como instrutor de tênis de Mesa dos alunos internos do Educandário Anália Franco de Santos/SP, onde organiza alguns torneios aproveitando assim para passar a sua experiência adquirida aos jovens carentes da instituição. Tovar é funcionário da Instituição atuando como Inspetor de Alunos.
O ultimo Campeonato que disputou como mesa-tenista foi em 1993. Agora ele se dedica a acompanhar atentamente a evolução da modalidade.
Márcio se considera um apaixonado pelo esporte. "Dedico-me de corpo e alma a esse esporte. Vivo e penso tênis de mesa", diz. Também pudera. Esta modalidade está no sangue da família Tovar. Márcio é filho de Lidio Tovar (que foi seu treinador) e também obteve vários títulos nas décadas de 40, 50, 60, 70. Sua irmã Leila Tovar, foi bicampeã Paulista (dupla/equipe) da categoria mirim em 1973 pelo Pasteur Futebol Clube.
Tovar iniciou a sua carreira aos 11 anos de idade em março de 1967 no Clube Internacional de Regatas. Depois passou pelos Clubes Senador Feijó, Saldanha da Gama, Pasteur Futebol Clube, Santos Futebol Clube, Associação Atlética Banco do Brasil, Vasco da Gama, Colégio Leão XIII e Universidade Santa Cecília/UNISANTA.
Na década de 70, Márcio Tovar atingiu o auge de sua carreira chegando às seleções: Santista Principal, Paulista Juvenil, Seleção Paulista Principal, onde chegou com apenas 15 anos de idade (ainda era Juvenil), e Brasileira Juvenil, quando sagrou-se campeão sul-americano em 71. Foi nessa época que o mesa-tenista conseguiu um dos maiores feitos: venceu o tetracampeão Brasileiro e sul-americano Ricardo Inogushi (Corinthians e Seleção Brasileira) e também o jogador da seleção Brasileira no Mundial de Nagoya/Japão/71 Nelson Ogassawara (defendia a S.E. Palmeira). "As vitórias que obtive contra esses talentos do tênis de mesa foram algumas de minhas maiores alegrias no esporte", revela.
Outra alegria muito grande foi quando fui homenageado pela Câmara Municipal de Santos em Março em 1988 com a outorga do importante título de "Cidadão Santista", Um reconhecimento da Cidade de Santos por tudo que fez e até hoje faz pelo tênis de mesa santista, paulista e brasileiro.
HOMENAGENS RECEBIDAS PELO ATLETA:
Graças ao tênis de mesa Tovar recebeu inúmeras homenagens entre as mais importantes estão:
Título: "Cidadão Santista" outorgado em Março de 1988 pela Câmara Municipal de Santos;
Título: "Mérito Panathlético", outorgado pelo Panathlon Club de Santos;
Medalha: "Atleta-Orgulho do Esporte Santista" outorgada pela Prefeitura Municipal de Santos por seu desempenho defendendo a Seleção Santista de Tênis de Mesa nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.
SITES OFICIAIS DO MESA-TENISTA:
http://geocities.yahoo.com.br/marciotovar e http://www.lbm.com.br/tovar