Marcos Freitas arrasa Maze e fatura Europe Cup (matéria com vídeos)

 

Depois da grande atuação de Michael Maze contra Ovtcharov na semifinal, esperava-se uma final equilibrada, mas o português Marcos Freitas se impôs desde o início e arrasou o dinamarquês marcando 4×0 (11-7, 11-6, 11-8, 11-7) na final da Europe Cup, evento que reuniu os 12 melhores jogadores do Velho Continente.

Um jogo perfeito e uma campanha perfeita. Marcos conquistou seu mais importante título de forma soberana, invicta. Em nenhum momento da partida se viu o mesmo combativo Michael Maze das semifinais. Completamente dominado, o dinamarquês cometeu erros após erros e foi batido com inesperada facilidade.

Chegar à final já foi uma vitória para Maze, que por conta de uma lesão no quadril não competia em alto nível há mais de um ano. Apesar das caretas e de levar as mãos às costas em alguns momentos do jogo, o dinamarquês não comentou em entrevista a ITTF se voltou a sentir a lesão. Aparentemente o problema foi a falta de ritmo de jogo.

“Eu não quero tirar os méritos da vitória de Marcos hoje. Ele estava no seu máximo. Eu estava cansado e não conseguia me mover rapidamente e você precisa estar na sua melhor forma se quiser vencê-lo. Estou satisfeito com o meu desempenho neste fim de semana, mas isso vai demorar até eu trazer consistência para o meu jogo. Preciso de mais treinos, mais jogos, mais bons jogos e até jogos ruins para me recuperar totalmente e ser melhor do que eu estava aqui”, afirmou Michael.

Já Marcos Freitas estava bastante feliz e pensa em voos mais altos agora.

“É o meu primeiro título numa competição importante. Nestes três dias estiveram aqui em Lausanne os 12 melhores jogadores da Europa. Esta vitória significa que estou evoluindo, o meu jogo está evoluindo, e posso ambicionar novas conquistas no futuro”, analisou o português.

“Estou feliz por vencer este torneio. É fácil jogar em alto nível por um ou dois meses, mas já são duas temporadas que eu tenho sido capaz de manter minhas performances em alto nível. Eu bati todos os melhores jogadores aqui e agora posso definir para mais uma meta: agora eu preciso vencer os melhores jogadores chineses”, disse Marcos Freitas.

Marcos não se via como favorito:

“Antes do início da Europe Cup eu não esperava vencer. O meu objetivo era passar a fase de grupos e chegar às quartas de final. Mas os jogos correram muito bem desde o início e obviamente que ontem (sábado) quando ganhei a semifinal senti que hoje podia vencer”.

O português, único Top 15 do mundo que nunca venceu uma etapa do Circuito Mundial, já pensa adiante e espera bom desempenho nas próximas etapas do World Tour e na Liga dos Campeões.

“Quero jogar bem nos Abertos do Kuwait e do Qatar para melhorar a minha posição no ranking mundial. E dentro de duas semanas vou disputar a semifinal da Liga dos Campeões com o meu clube (AS Pontoise-Cergy – França), uma competição também muito importante”.

Além de faturar o prêmio de U$ 8.000 (aproximadamente R$ 19.000), Marcos garantiu importantes pontos no Ranking Mundial (em março deve alcançar seu melhor posicionamento na carreira) e garantiu presença na Copa do Mundo deste ano. O vice-campeão Michael Maze e o alemão Dimitrij Ovtcharov, terceiro colocado na Europe Cup, também estão automaticamente classificados para a Copa do Mundo.

Vídeos

Final: Marcos Freitas (POR) x Michael MAze (DEN)

 

 

Decisão de 3º lugar: Dimitrij Ovtcharov (GER) x Adrien Mattenet (FRA)

 

Final Feminina: Liu Jia (AUT) x Viktoria Pavlovich

 

Fonte das entrevistas: Federação Portuguesa e ITTF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *