MAIOR DELEGAÇÃO DA HISTÓRIA ESTRÉIA NESTE SÁBADO

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

A maior delegação brasileira de tênis de mesa já enviada aos Jogos Olímpicos estréia neste sábado, em Atenas. Será o início das disputas das chaves de simples masculina e feminina e de duplas feminina no Ginásio Olímpico de Galatsi. Hugo Hoyama, Hugo Hanashiro, Thiago Monteiro, Lígia Silva e Mariany Nonaka são os representantes nacionais. Aos 35 anos, Hoyama está confiante em garantir outro desempenho marcante em Atenas. "De todos os Jogos que já participei, este é o que estou me sentindo melhor, principalmente, na parte psicológica. Não me importa contra quem vou jogar. Quero fazer o meu melhor", disse o recordista brasileiro em medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos, com oito, ao lado do nadador Gustavo Borges.

O parceiro de Hoyama nas duplas é Hugo Hanashiro, de 23 anos. O entrosamento entre os dois começou há muito tempo. "Conheci o Hanashiro em um clube de São Paulo, há dez anos, praticamente quando ele estava começando", contou Hoyama, que não se intimida na hora de dar conselho aos mais jovens. "Sempre dou uns toques, porque gostaria que tivessem feito isso comigo. Por exemplo, na Bélgica, vi que eles estavam treinando muito forte e falei para eles não exagerarem. Em época de competição, isso pode causar algum problema".

Mais experiente integrante da equipe, Hoyama é dono do melhor resultado de um mesa-tenista brasileiro nas Olimpíadas. Em Atlanta-96, ele conseguiu a proeza de eliminar o campeão mundial de 1991 Jorgen Persson, da Suécia, e terminou entre os 16 melhores da disputa.

A comissão técnica reconhece a importância de Hoyama para o grupo. Ivan Vinhas, por exemplo, lembra que o atleta contribuiu significativamente para que o Brasil subisse pela primeira vez à elite do tênis de mesa no Campeonato Mundial. "Ele é um exemplo para todos e vive dizendo que, se os meninos não derem duro, vai disputar outra edição dos Jogos Olímpicos", conta Vinhas, feliz com a classificação dos cinco atletas. "Superamos nossa meta e uma das razões disso foi a Lei Agnelo-Piva, que permitiu a formação de uma seleção olímpica permanente e participação dela em vários torneios fora do Brasil".

Experiência de um lado, juventude de outro. Mariany Nonaka, de 16 anos, é a brasileira mais nova de todo o grupo de 246 atletas que estão em Atenas. "Sempre pensei em me destacar na categoria juvenil e em me classificar para Pequim-2008. Fiquei surpresa e feliz por conseguir a classificação agora", disse Mariany, que aponta a China como o país mais forte entre os adversários. "Quero jogar o meu máximo e pegar bastante experiência. Nos próximos Jogos Olímpicos, vou ficar menos ansiosa".

Em Sydney-2000, Hugo Hoyama e Lígia Silva foram eliminados na primeira fase das chaves de simples. Nas duplas, Hoyama e Carlos Issamu Kawai conseguiram chegar à segunda fase, o melhor resultado de uma parceria brasileira do tênis de mesa em Jogos Olímpicos. O Brasil não levou dupla no feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *