MA LIN DESTRONA WANG LIQIN

Ma Lin, o novo líder

O Ranking Mundial tem novo líder. Pela primeira vez em sua carreira o chinês Ma Lin aparece como 1º do Mundo. Ma Lin deixou para trás seu compatriota Wang Liqin, 2º atualmente. Cada vez mais perto dos dois aparece o alemão Timo Boll, 3º do Ranking e Campeão da Copa do Mundo. Ma Lin pôs fim a 2 anos e 3 meses de liderança ininterrupta de Wang Liqin.

Desde que assumiu pela primeira vez a liderança do Ranking Mundial, em agosto de 2000, esta e a terceira vez que Wang Liqin perde a liderança. O único atleta que ameaçou sua liderança neste longo período foi seu compatriota Kong Linghui, que liderou o Ranking Mundial nos meses de outubro e novembro de 2000.

Depois de seus bons desempenhos em outubro, quando foi campeão do Aberto da Alemanha, semifinalista do Aberto da Holanda, e aproveitando a “má-fase” de Wang Liqin, Ma Lin consegue superar seu compatriota. Porém os dois já podem começar a se preocupar… é cada vez menor a diferença de ambos em relação ao alemão Timo Boll, campeão da Copa do Mundo e em franca ascensão.

Timo Boll
Timo Boll rumo a 1ª Posição

A luta pela liderança do Ranking Mundial promete se intensificar ainda mais em novembro. Dependendo dos seus respectivos resultados nos Abertos da Polônia e da Dinamarca, últimas etapas do ano, qualquer um dos 3 poderá aparecer como número 1 do Mundo em dezembro. A lista final dos inscritos para o Aberto da Polônia já foi divulgada, e teremos os 3 líderes lutando em Varsóvia. A lista com os inscritos para o Aberto da Dinamarca ainda não foi divulgada, mas, provavelmente, veremos novamente Ma Lin, Wang Liqin e Timo Boll neste evento.

Outros destaques do Ranking de Novembro foram o taiwanês Chuan Chih-Yuan, vice-campeão na Holanda, que subiu 3 posições e já aparece como nº 7; o chinês Wang Hao, campeão na Holanda, 12º; e o croata Zoran Primorac, que após o terceiro lugar na Copa do Mundo volta a figurar entre os 10 do Mundo, aparecendo exatamente na 10ª colocação.

No Ranking Feminino nenhuma mudança significativa entre as primeiras colocadas, apesar do jejum de títulos a chinesa Wang Nan segue em primeiro sendo seguida por sua compatriota Zhang Yining, campeã dos Jogos Asiáticos e pela croata Tamara Boros, campeã do aberto da Alemanha. A japonesa Aya Umemura, bi-campeã do mundialito, subiu 9 posições e agora é a 14ª do Mundo. A chinesa Fan Ying, vice-campeã na Alemanha e semi-finalista na Holanda, passou da 38ª para a 20ª colocação.

Infelizmente quase todos os brasileiros perderam algumas posições neste Ranking. Hugo Hoyama perdeu 3 posições e ocupa a 107ª posição; Thiago Monteiro conseguiu subir uma posição e agora é o nº 154 do Mundo. O terceiro brasileiro melhor classificado é Cazuo Matsumoto que também perdeu 7 posições caindo para o 214º posto. O brasileiro que mais evoluiu na nova listagem foi Hugo Hanashiro. Seu bom desempenho no Mundial Universitário o fez ganhar 11 posições, alcançando agora a 320ª colocação. No Ranking Feminino nossa melhor rankeada é Lígia Silva, porém esta perdeu 14 posições caindo para a 270º posição.

Clique aqui para ver o Ranking Mundial completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *