Ma Lin acaba com estigma de “amarelão” e leva ouro olímpico

Pódio completamente chinês

Tri-vice-mundial e famoso por falhar nos momentos capitais, o chinês Ma Lin finalmente deixou para trás a imagem de “amarelão” e conquistou neste sábado o título individual dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na final Ma Lin derrotou seu compatriota Wang Hao por 4×1 (11-09, 11-09, 06-11, 11-07 e 11-09). Concluindo o “pódio dos sonhos”, o chinês Wang Liqin ficou com o bronze ao vencer o sueco Jorgen Persson por 4×0.

Wang Hao foi o primeiro a se classificar para a final ao bater o veterano sueco Jorgen Persson por 4×1 (11-09, 11-09, 09-11, 11-07 e 11-09). Ma Lin chegou à decisão batendo Wang Liqin por 4×2 e se vingando dos vice-campeonatos mundiais de 2005 e 2007.

Donic Vario

R$ 55,00

Num jogo muito tático e nervoso, Ma Lin esteve à frente do placar por quase todo o jogo. O único susto ocorreu no 3º set, quando Ma Lin vencia por 5-6, mas Wang Hao marcou seis pontos consecutivos e venceu por 11-06.

No 4º set foi a vez de Wang Hao tomar a virada. Ele vencia por 7-5, porém Ma Lin marcou seis pontos seguidos e venceu por 11-07.

A virada deixou Wang Hao abalado e Ma Lin cheio de confiança. No início do 5º set o placar já era de 7-2 para Ma Lin, foi quando Wang Hao pediu tempo e quase que o destino do jogo muda. Ma Lin chegou a ter quatro (10-6) chances de fechar o jogo, porém Wang marcou três pontos consecutivos e quase consegue a virada, que não veio após errar uma bola alta no último (e um dos poucos) rallies.

Ma Lin passa “bastão amarelo” para Wang Hao

Toda a pressão por um título importante agora recaí sobre Wang Hao, que também foi vice-campeão olímpico em 2004. Se não quiser ser comparado com Ma Lin, é melhor o chinês se preparar muito bem para o próximo Mundial individual, que será realizado em Yokohama, Japão, no início de 2009.

Decisão de Terceiro Lugar

Assim como em 2004, Wang Liqin levou a medalha de bronze. E novamente venceu um veterano sueco (em 2004 foi Waldner), o surpreendente Jorgen Persson. Esta foi a última participação de Person em Olimpíadas, que encerra sua vitoriosa carreira sem uma medalha olímpica. Esta é segunda vez que Persson perde a decisão do bronze. Em 2000 o sueco perdeu para Liu Guoliang.

Campanha dos sonhos

As três medalhas de hoje concluem a campanha perfeita dos mesatenistas chineses, que estavam sob grande pressão. A China conquistou as duas medalhas de ouro no evento por equipes e nas provas individuais levaram 100% do pódio, ou seja, as seis medalhas em disputa. Alguém duvidava que isso fosse acontecer?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *