O mesatenista Lucas Prandi (Estrela de Ouro/Santos FC/Centro Espanhol de Santos) foi destaque no 40º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, disputado entre os dias 16 e 20 deste mês, na Arena Multiuso de São José/SC.
O atleta de Santos conseguiu 100% de aproveitamento na competição ao faturar o ouro no torneio de seleções (Paulista), clubes (Estrela de Ouro) e individual.
Com esse resultado, Lucas Prandi termina o ano como melhor mesatenista do Brasil na categoria pré-mirim masculino, com 12.000 pontos, mais que o dobro do segundo colocado, Thomas Uno, também de Santos, com 5.400 pontos. “Os méritos dessa conquista eu divido com meus colegas de treino do Centro Espanhol de Santos, assim como meu técnico, preparador físico e todos os meus apoiadores, pois sem eles certamente eu não conseguiria crescer no esporte”, declarou Lucas, após vencer na final o atleta de Jundiaí, Yonesaki por 3 sets a 0.
No mês passado, o santista já havia conquistado o Ranking Paulista e o Paulistão (torneio realizado apenas com os 16 melhores atletas de cada categoria) e agora no Sul do país, ele conseguiu a admiração de ninguém menos que Ubiracy da Costa, mais conhecido como Biriba, o maior mesatenista da história do Brasil. “O garoto tem um estilo agressivo e arrojado, bem a frente dos outros jovens dessa faixa etária que possuem como característica a falta de recursos técnicos nos momentos de dificuldade em uma partida”, disse Biriba, que fez história nas décadas de 50 e 60, ao vencer os campeões mundiais da época, Toshiaki Tanaka e Ichiro Ogimura do Japão, em um torneio internacional no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Para o técnico da equipe do Centro Espanhol de Santos, Luiz Fernando de Paula, a atuação do atleta no Brasileiro já era esperada devido aos resultados conseguidos durante todo o ano. “O Lucas vem sendo preparado por meio de um trabalho inédito desenvolvido pelos principais centros do tênis de mesa mundial. E a consequencia disso são as vitórias alcançadas durante as competições disputadas”, avaliou Luiz Fernando, responsável pelo método utilizado na Europa e China, que consiste na utilização do aperfeiçoamento das técnicas empregadas na modalidade com treinamentos que variam entre 6 a 8 horas, além de um forte trabalho psicológico visando dotar os jovens atletas de um controle emocional satisfatório nas partidas.
Seletiva
De acordo com a classificação obtida no ultimo 40º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) convocou alguns mesatenistas para realização de uma seletiva, com o objetivo de compor a seleção brasileira para as diversas competições internacionais em 2010 nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e adulto (feminino e masculino).
O evento acontece nos próximos dias 28,29 e 30 de dezembro no Centro Nacional de Treinamento da CBTM, localizado no Clube de Regatas Tietê, em São Paulo. Mais uma vez, vários atletas do Centro Espanhol de Santos participam da seletiva com reais chances para obter as vagas. São eles:
• Lucas Prandi – Pré-mirim masculino
• Massao Kohatsu – Mirim masculino
• Eduardo Brito – Mirim masculino
• Rafael Luz – Mirim masculino
• Isaac Zauli – Mirim masculino
• Leonardo Borguez – Mirim masculino
• Martina Kohatsu – Mirim feminino
• Karina Hayama – Infantil feminino
• Kátia Abe – Juvenil feminino
Para mais informações,
JBR Comunicação – www.seuesporte.com.br
Assessoria de Imprensa do Tênis de Mesa do Centro Espanhol de Santos
Rogério Amador – rogé[email protected] – (13) 9764 4601
{gallery}2009/Brasileiro/lucas_prandi{/gallery}