Lígia Silva e Gustavo Tsuboi carimbaram neste domingo, 4 de março, seus passaportes para as Olimpíadas de Londres 2012. Os brasileiros chegaram à final da seletiva olímpica, que está sendo disputada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro, e conquistaram duas das 11 vagas que estão em jogo na competição.
Para conseguir a classificação, a amazonense Lígia Silva, que já disputou os Jogos de Sidney-2000 e Atenas-2004, passou por Natália Castellano (Chile), Angela Mori (Peru), Johana Araque (Colômbia) e Lian Qian, chinesa naturalizada dominicana, na semifinal. Na decisão, vitória por 4 a 1 sobre a colombiana Paula Medina.
– Nem acredito! Estou com a sensação de ter sido a primeira vez que ganho a vaga Olímpica. Acho que sou uma japonesa “falsa”. Minha altura, tática e paciência são de oriental também. Entrei nessa decisão pensando “vou ganhar, vou ganhar”. Este é o ápice na carreira de um atleta, esperei mais quatro anos da minha vida por isso, agora pretendo me preparar bem para Londres – comemorou.
Depois de marcar presença em Pequim-2008, Gustavo Tsuboi se classificou para Londres com vitórias sobre Luis Dias, da Venezuela, Alberto Mino, do Equador, e Jorge Campos, de Cuba, na semifinal. Na final, o paulista foi derrotado pelo chinês naturalizado dominicano Lin Ju, por 4 a 0. O número 1 do Brasil enfrentou problemas físicos, mas garante que cresceu como atleta desde Pequim e promete dar muito trabalho na Inglaterra:
– Estou muito feliz. Sei que não consegui me preparar da melhor maneira possível por causa de uma tendinite que incomodava muito. Estava preocupado porque só conseguia usar meu backhand. Quando o golpe era de forehand sentia a contusão. De quatro anos para cá evoluí bastante no aspecto emocional e agora quero chegar nessas Olimpíadas e jogar de igual para igual com os tops do mundo – disse Tsuboi.
A competição acontece de domingo a terça-feira e dará cinco vagas para o masculino e seis para o feminino. A cada dia, os dois primeiros colocados estão automaticamente classificados para as Olimpíadas. Além de Lígia e Tsuboi, Carolina Kumahara, Jessica Yamada, Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto estão na disputa.
Com cinco participações em Jogos Olímpicos, Hugo Hoyama perdeu para o cubano Jorge Campos neste domingo e foi eliminado da disputa do dia. Carolina Kumahara, Jessica Yamada e Cazuo Matsumoto também não conseguiram avançar na estreia da seletiva. No entanto, eles ainda têm chances de classificação na segunda e na terça-feira.
Vagas em disputa na seletiva olímpica:
– Domingo (4/03): 4 vagas (2 masculino/2 feminino)
– Segunda (5/03): 4 vagas (2 masculino/2 feminino)
– Terça (6/03): 3 vagas (1 masculino/2 feminino)
Brasileiros na disputa:
– Lígia Silva (classificada)
– Gustavo Tsuboi (classificado)
– Hugo Hoyama
– Cazuo Matsumoto
– Carolina Kumahara
– Jessica Yamada
Para acompanhar:
– CBTM
– ITTF
– ULTM
Reportagem do SporTV
Vídeos (Twitcam da CBTM)
Lígia Silva x Lian Qian
Lígia Silva x Paula Medina
Fonte: Globo Esporte.com