Com três medalhas de ouro, Caroline Kumahara, termina o Campeonato Latino Americano de Menores como único destaque numa competição marcada pelo péssimo desempenho do Brasil.
Hoje terminou a competição individual e nas quatro categorias (juvenil masculino e feminino; e infantil masculino e feminino) apenas no infantil feminino o Brasil conseguiu chegar às semifinais. Nas demais categorias paramos nas quartas-de-final.
Por muito pouco o infantil feminino não teve uma final completamente brasileira. Karina Hayama e Caroline Kumahara chegaram às semifinais, mas Karina acabou sendo eliminada pela peruana Maria Claudia Soto em jogo de sete sets: 11-3, 9-11, 11-9, 13-11, 8-11, 9-11 e 11- 7. Por sua vez Caroline, chegou a ter desvantagem de 0x2, mas virou e marcou 4×2 (7-11, 6-11, 11-7, 13-11, 13-11 e 11-4) sobre a porto-riquenha Carelyn Cordero. Na final a brasileira marcou 4×1 (11-8, 11-6, 12-14, 12-10 e 11-9) sobre Maria Claudia Soto.
Esta foi a terceira medalha dourada de Caroline Kumahara no Latino Americano. A brasileira levou também os títulos por equipes e de duplas mistas infantis (com Eric Jouti). Nas duplas femininas (com Kariana Hayama), conquistou a medalha de prata.
Assim, de forma melancólica, termina a participação brasileira no Campeonato Latino Americano Infantil e Juvenil. Foram apenas três medalhas de ouro, todas com participação de Caroline Kumahara, nas 14 categorias disputadas.
Os resultados evidenciam o péssimo momento vivido pelo tênis de mesa brasileiro em suas categorias de base. Enquanto outros países latino-americanos investem maciçamente em seus jovens mesatenistas, vários atletas brasileiros são obrigados a custear suas despesas para representar o Brasil em competições internacionais. Está evidente que a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) precisa mudar a forma de trabalho e investir mais em nossos jovens jogadores.
Confira abaixo caderno com todos os resultados da fase eliminatória do evento individual.
Neste sábado traremos mais informações sobre o Campeonato Latino Americano de Menores.