KONG LINGHUI ANUNCIA FIM DE SUA CARREIRA

Kong parte para carreira de treinador

Mais um gênio do tênis de mesa pára. Aos 31 anos, o chinês Kong Linghui (nº 19) anunciou nesta quinta-feira que abandona sua carreira como jogador e começa uma nova como técnico. Kong Linghui é um dos poucos jogadores da história que levaram o “Gland Slam do Tênis de Mesa”: Olimpíadas, Mundial e Copa do Mundo.

Veja algumas imagens marcantes da carreira de Kong Linghui

Kong Linghui pretendia deixar o tênis de mesa após os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mas a sua falta de competitividade internacional acelerou a decisão de largar as mesas.

“Falando francamente, eu não posso viver sem jogar tênis de mesa. Parar é uma decisão difícil. Eu planejava jogar até os Jogos Olímpicos de 2008, mas agora isso parece pouco realista”, disse Kong eu seu discurso de despedida.

“Como um jogador, há muito tempo não estou na forma ideal. Assim, espero como técnico contribuir com a China no papel de treinador”, completou.

Kong Linghui foi campeão mundial em 1995 (uma enorme zebra na época), quando a China amargava 8 anos sem um campeão mundial; campeão da Copa do Mundo também em 1995; e finalmente campeão olímpico em 2000. Em duplas ele ainda conquistou o título olímpico em 1996, e 3 Mundiais (1997, 1999 e 2005). Apenas outros dois jogadores conquistaram os títulos individuais desses 3 eventos: o seu compatriota Liu Guoliang e o sueco Jan-Ove Waldner, este o único ainda em atividade.

Kong é um dos jogadores mais populares na China, mas sua popularidade foi fortemente abalada após envolvimento em um acidente de trânsito em julho, quando dirigia alcoolizado o seu Porsche.

Kong começou a jogar o tênis de mesa em 1986 na província de Heilongjiang e em 1991 já estava na seleção chinesa. No ano de 1989 conquistou o título asiático infantil. Em 1994 seu primeiro grande título internacional, no Campeonato Asiático Adulto. Sua primeira participação em um Mundial foi em 1995, e foi campeão logo de cara. Em 2001 Kong disputou novamente a final do Mundial, mas foi derrotado por seu compatriota Wang Liqin.

Veja algumas imagens marcantes da carreira de Kong Linghui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *