JOGOS PARAOLÍMPICOS 2004: BRASIL ENCERRA PARTICIPAÇÃO NA CHAVE DE SIMPLES

Luiz Algacir

Fonte: UOL
Por: Lello Lopes (Enviado especial do UOL em Atenas)

A participação do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Paraolímpicos de Atenas na chave de simples chegou ao fim nesta segunda-feira. O Brasil foi para a capital grega com seis atletas, mas nenhum conseguiu lutar por medalhas. Principal jogador do Brasil, Luiz Algacir, sexto colocado no ranking mundial, foi quem chegou mais perto da classificação. Competindo na classe 3 (para paraplégicos), ele acabou perdendo a vaga na matemática.

Na primeira fase, Algacir competiu no grupo F e venceu apenas uma partida, assim como o britânico Stefan Trofan e o sul-coreano Yang Heung Sik . Já o francês Jean Philippe Robin foi invicto para a segunda fase.

Apenas os dois primeiros de cada grupo avançavam. Após empate no número de vitórias e de setes vencidos, a decisão do segundo classificado foi para o saldo de pontos. Aí, quem levou a vantagem foi o britânico. Também nesse quesito, Algacir ficou atrás de Yang, e acabou na quarta posição de sua chave.

Outro mesa-tenista que teve chance de avançar foi Iraníldo Espíndola, que competiu na categoria 2, também para paraplégicos. Ele precisava vencer sua última partida por 3 a 0, mas perdeu de virada por 3 a 2 e disse adeus à classificação.

Ivanildo Freitas, na classe 4 (paraplégico), Roberto Alves, na 5 (necrose femural), e Cristovam Jaques, na 7 (poliomielite), perderam suas três partidas iniciais e também não conseguiram vaga na fase seguinte.

Já Lucas Maciel, único deficiente mental da delegação brasileira, competiu na classe 11 e, ao ser superado pelo polonês Waldemar Sadoski por 3 a 1, despediu-se da chave de simples.

Mesmo com poucas vitórias, o técnico Benedito Rodrigues acredita que os atletas tiveram um bom desempenho em Atenas. “O Brasil tinha condição de obter classificação com vários atletas, mas faltaram alguns detalhes que impediram as vitórias. O nível técnico melhorou bastante ao longo de 2004”, comentou.

Na próxima quinta-feira, os mesa-tenistas brasileiros voltam a jogar, dessa vez na disputa por equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *