JOGOS ASIÁTICOS 2002 – ÚLTIMAS MEDALHAS FICAM COM A CHINA

Wang Liqin e Zhang Yining, campeões individuais

Chegou ao fim a competição de Tênis de Mesa dos Jogos Asiáticos e, pelo menos hoje, os chineses mostraram toda sua força. Wang Liqin e Zhang Yining conquistaram os títulos individuais e garantiram a China como campeã geral também da modalidade.
Chuang Chih Yuan, o vice-campeão

Apesar dos títulos chineses no evento individual, as surpresas não deixaram de acontecer. O jovem taiwanês Chuang Chih Yuan (21 anos) humilhou o campeão olímpico e mundial Kong Linghui nas semi-finais. Sem dar chances Chuang marcou 4×0 (11-06, 17-15, 11-04 e 11-04) e garantiu sua presença na final masculina. Na outra semi-final encontraram-se Wang Liqin, que dispensa apresentações, e a última esperança local, o sul-coreano Oh Sang Eun, porém este não ofereceu qualquer resistência e foi facilmente derrotado por 4×1 (11-06, 09-11, 11-08, 11-05 e 11-06). Na final Wang Liqin mostrou toda sua categoria de campeão mundial e não deu chances a Chuang Chih Yuan, marcando 4×0 e conquistando o título. As parciais finais foram: 11-04, 12-10, 13-11 e 11-07.

Curiosamente a grande decepção do evento feminino foi a péssima campanha das atletas norte-coreanas. Estas conquistaram o título por equipes ao derrotar as chinesas numa final histórica, mas fizeram uma campanha medíocre no evento individual. Apenas Kim Hyon Hui chegou às quartas-de-final, e mesmo assim foi esmagada por Wang Nan. Vale lembrar que na final por equipes foi exatamente Kim Hyon Hui que venceu Wang Nan por 3×1 e fechou o confronto. Agora foi a vez de Wang Nan “vingar-se” de sua algoz. Na verdade, talvez este tenha sido o único momento de alegria de Wang Nan em toda a competição.

Na primeira semi-final Wang Nan derrotou outra surpresa da competição, Li Jia Wei (Singapura). Li derrotou nas quartas-de-final a vice-campeã da Copa do Mundo Tie Yana (Hong Kong), porém não conseguiu resistir a Wang Nan, sendo derrotada por 4×0. Na semi-final seguinte Zhang Yining derrotou a sul-coreana Ryu Ji Hae por cômodos 4×0. Por muito pouco Zhang Yining não deu adeus a competição ainda nas quartas-de-final. Nesta fase ela enfrentou a japonesa Aya Umemura, bi-campeã do Mundialito. Aya vencia por 3×0, mas numa virada emocionante Zhang Yining marcou 11-07 no último set e garantiu sua presença na semi-final.

Wang Nan, péssima campanha nos Jogos Asiáticos

Mesmo sendo disputada por duas atletas chinesas, a final feminina nos trouxe uma surpresa. Num jogo emocionante Zhang Yining, campeã da Copa do Mundo, derrotou a então super-campeã Wang Nan por 4×3. As parciais finais foram: 11-07, 11-06, 07-11, 12-14, 11-08, 06-11 e 11-09.

Com este último e decepcionante resultado, Wang Nan conseguiu um feito inédito, não conquistou nenhuma medalha de ouro em toda a competição. Puxando pela memória, desde que ela tornou-se a número 1 do mundo, não nos recordamos de uma única competição em que isto tenha ocorrido.

É muito cedo para fazer qualquer afirmação se a nova regra do saque influenciou nos maus resultados dos chineses nestes Jogos Asiáticos. O próximo evento internacional será o Aberto da Alemanha que será disputado a partir do dia 17 de outubro. Os principais jogadores da seleção masculina, e uma “segunda seleção” feminina estará presente neste evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *