Coréia do Norte Campeã: Lágrimas no Pódio |
Existem momentos que definitivamente entram para história do nosso esporte. Parece inacreditável, mas na madrugada de ontem a seleção feminina da China, formada por Wang Nan, Zhang Yining e Li Nan, foi derrotada por 3×1 pela Coréia do Norte na final dos Jogos Asiáticos. Esta foi 3ª derrota das chinesas em eventos por equipes nós últimos 16 anos. Na partida de abertura enfrentaram-se Zhang Yining (2ª do Ranking Mundial) e Kim Hyon Hui (13ª do Ranking). Tudo transcorreu “normalmente”, com Zhang Yining vencendo por 3×0, com parciais de 11-09, 11-09 e 11-05. As chinesas não sabiam que este seria o primeiro e único momento de alegria na final.
Foi na segunda partida que a Coréia do Norte mostrou suas garras. Kim Hyang Mi (53ª do Mundo) derrotou por 3×0 (11-07, 11-08 e 11-06) Wang Nan, atual número 1 do Mundo, bi-campeã mundial e campeã olímpica. O confronto estava empatado e todos espantados com a derrota da então “imbatível” Wang Nan.
Wang Nan: lágrimas após derrota |
No jogo seguinte enfrentaram-se Li Nan (4ª do Mundo), atual vice-campeã da Copa do Mundo, e Kim Yun Mi (48ª do Ranking). Foi um jogo muito equilibrado, decidido apenas no 5ª set, e mais uma vez a norte-coreana venceu. Com parciais de 09-11, 11-09, 11-05, 11-13 e 11-09 as norte-coreanas passavam a frente no placar e mostravam que não seriam apenas coadjuvantes na grande final.
As últimas esperanças das chinesas foram depositadas sobre a super campeã Wang Nan. Como sempre ela era a favorita, mas Kim Hyon Hui não tomou conhecimento de tanto favoritismo, venceu por 3×1 arrancando lágrimas dos torcedores coreanos (do norte e do sul) presentes ao Ulsan Dongcheon Gymnasium.
Também incrédulo, o técnico Ri Hyong-il da Coréia do Norte afirmou: “Eu estou tão contente com a vitória, que não sei nem o que dizer”.
Mais sóbrio, o técnico da seleção chinesa masculina afirmou: “as norte-coreanas fizeram um jogo excelente hoje à noite, mas a derrota não é uma coisa tão ruim para nós”, comenta Cai Zhenhua. “Esta partida expôs nossos problemas escondidos e nós seguramente aprenderemos com eles”, completou.
Torcida norte-coreana |
Ao final do jogo, ainda incrédulos com a façanha conquistada, torcedores e atletas coreanos se abraçavam comemorando uma vitória só comparável ao título Mundial de 91, conquistado sobre a mesma China. Naquele Mundial, as equipes femininas das duas Coréias formaram uma seleção única. Em Osaka 2001, as Coréias novamente iriam jogar unidas, mas algumas vaidades impediram a vitória da diplomacia. Vale lembrar que a Coréia do Norte é atual vice-campeã Mundial por equipes. Na final do Mundial de Osaka elas perderam para China. Hoje foi o dia da vingança.
Com exceção do resultado de ontem, nos últimos 16 anos apenas em 2 oportunidades as chinesas não levaram o título por equipes, Mundial de Chiba (91) e nos Jogos Asiáticos de 86.
Mesmo com a derrota a China lidera com larga vantagem o quadro de medalhas. No total os chineses já conquistaram 148 medalhas, sendo 85 de ouro, 37 de prata e 26 de bronze. A coréia do Norte vem em quinto, com 6 de ouro, 8 de prata e 9 de bronze.
Os jogos Asiáticos estão sendo disputados na cidade sul-coreana de Ulsan e terminam no próximo dia 14.