Não teve para ninguém no tênis de mesa da 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). A equipe de Itajaí ganhou os troféus de campeã no feminino e no masculino, e levou todas as medalhas de ouro nas disputas por equipe, no individual e nas duplas. No feminino, Criciúma ficou em 2º e Florianópolis em 3º; e no masculino, Florianópolis alcançou a prata e Florianópolis o bronze.
No time masculino o grande destaque foi Thiago Monteiro, 31 anos, que é natural de Fortaleza, mora na França há 11 anos e pelo segundo ano consecutivo disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina. Em 2011, defendendo o município de Concórdia, ganhou medalhas de ouro no individual e por equipe, além do bronze nas duplas. Neste ano, vestindo a camisa de Itajaí, volta para casa com três medalhas de ouro.
“Os Jogos Abertos de Santa Catarina são muito importantes para quem trabalha com a modalidade. O nível é muito alto e o grau de dificuldade para vencer é muito grande”, afirmou Thiago, acrescentando que “todo mundo quer ganhar esta competição e eu espero disputar os JASC de 2013 e conquistar mais um título”.
No feminino quem brilhou foi Lívia Fontana Gomes, 21 anos, que é de Marília (SP), mas há dois anos disputa os Jogos Abertos por Itajaí. Na competição deste ano ela conquistou o ouro por equipe e em duplas, e não disputou no individual. No ano passado, em Criciúma, ficou em 4º por equipe, mas ganhou medalha de bronze nas duplas e de prata no individual. Lívia defende a Seleção Brasileira desde os 13 anos de idade; foi campeã latino-americana e campeã sul-americana, em 2011.
Quem fez a final ao lado de Lívia foi uma chinesa chamada Yu Fu, 37 anos, que mora em Portugal e pela primeira vez disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina.
As disputas na modalidade de tênis de mesa duraram cinco dias e terminaram na tarde deste domingo (11), no ginásio do Colégio Bom Jesus. Participaram 11 equipes no feminino e 19 no masculino.
“Esta reação nossa já faz parte da preparação para os Jogos Abertos de 2014, que serão em Itajaí, e a nossa pretensão é conquistar o título de campeão geral”, anunciou o superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi, enquanto festejava a conquista dos troféus.