Enviado por: Marcos Yamada
Pela primeira vez em 54 anos de competições ininterruptas Mogi das Cruzes será a anfitriã de um dos campeonatos mais antigos do continente, que reunirá atletas nikkeis de 6 a 93 anos, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.
Este evento conta com a participação de inúmeros atletas de todo o país e tem revelado novos talentos, produzindo muitos atletas para a seleção brasileira. Como atração especial terá a presença de atletas medalhistas nos Jogos Pan-americanos e oferecerá prêmios (passagens aéreas) aos campeões juvenis e infantis.
É um campeonato aberto para todos os mesa-tenistas do país, inclusive na “categoria livre” que atende também os não descendentes nikkeis.
Os jogos serão realizados no Ginásio Municipal de Esportes de Mogi das Cruzes.
Conheça a História da Competição
Torneio idealizado pelo Sr. Haruo Mitida (In memorian) no ano de 1951, sendo que no início participavam apenas clubes (Kaikans) das regiões do eixo São Paulo-Paraná; porém o evento cresceu tanto que atualmente as regiões montam a seleção de clubes, limitando-se assim o número de participantes.
Na década de 50, a maioria dos nikkeis eram agricultores e apenas se dedicavam ao trabalho, esquecendo do lazer e a prática esportiva; poucos conheciam o tênis de mesa e o Sr. Mitida viajou por várias cidades deste eixo, divulgando e ensinando a modalidade; este é um dos motivos pelo qual a maioria dos atletas brasileiros serem da colônia, pois o trabalho de popularização, divulgação e implantação foi muito influenciado pelos estilo japonês, Mitida-san. O mesmo fenômeno ocorreu em vários esportes como no Beisebol, Kendô, Gatebol, etc.