Hugo Hoyama: da mesa ao ‘banco’

Hugo Hoyama realmente é incansável. Aos 43 anos, ele ainda é a principal referência do tênis de mesa brasileiro. Mas nunca a aposentadoria esteve tão próxima do atleta. A partir deste ano, ele começará um novo desafio, dessa vez fora das mesas. Hugo Hoyama é o novo técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa. 

O acerto ainda não foi concretizado pois ainda faltam alguns detalhes. Mas o atleta de São Bernardo do Campo já fala como novo treinador. Ele esteve presente em Bauru nesta última sexta-feira para a inauguração do Centro de Treinamento da Associação Nova Era. Local que ele foi homenageado como “patrono”. 

Isso não quer dizer que Hugo abandonará de vez a carreira de jogador. Ele tem contrato ainda com São Bernardo nesta temporada e irá cumpri-lo. Também acredita que participará de alguns eventos internacionais com a seleção brasileira. Mas ele próprio sabe que conforme os Jogos Olímpicos de 2016 se aproximam, ele terá menos tempo para se dedicar à vida de jogador. 

“Não tá 100% ainda, mas está bem encaminhado. Devo ser o técnico da seleção feminina e com isso ficará difícil de estar na mesa para os Jogos de 2016. Vou continuar treinando e ainda tenho contrato com São Bernardo. Esse ano ainda dá para competir”, afirmou. 

Ele próprio classifica esta nova aventura como um “desafio”. Experiente, com mais de 20 anos de carreira, Hugo Hoyama esteve presente nas últimas seis edições dos Jogos Olímpicos. Além disso, foram dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, sendo superado apenas pelo nadador Thiago Pereira, que atingiu 12 em 2011. Foi esse currículo que o levou ao cargo de treinador. 

“É uma aventura nova e um verdadeiro desafio, pois quero continuar com uma carreira vencedora. Como atleta tive oportunidade de conquistar vários títulos e quero continuar assim também como treinador”, afirmou.

Não será fácil, porém. Enquanto que o time masculino do Brasil sempre traz medalhas em Jogos Pan-Americanos e conseguem bons resultados, a equipe feminina ainda carece de um grande desempenho. Até hoje nenhuma atleta ganhou algum ouro em Pan. 

“Nós temos grandes atletas e uma safra muito boa neste ciclo olímpico. Sei que podemos conquistar bons resultados”, finalizou. 

Mas enquanto ele não vira técnico, Hugo Hoyama ganhou uma placa da Associação Nova Era por ser o patrono do novo Centro de Treinamento. “Fico feliz por Bauru e pela região. Faltava isso realmente. Espero ajudar da melhor maneira possível”, concluiu.

Fonte: Bom Dia
Por: Gustavo Longo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *