Hugo Calderano sobe quase 100 posições e agora é o nº 93 do mundo

 

Grande notícia para o tênis de mesa Brasileiro. Os excelentes desempenhos nos Abertos do Kuwait e Qatar, e os novos critérios de classificação da ITTF, fizeram com que Hugo Calderano saltasse da 191ª para a 93ª posição. Desta forma, o Brasil tem pela primeira vez três jogadores no Top 100: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.

==================================
Matéria atualizada após correções da ITTF
==================================

Semifinalista no Sub-21 dos Abertos Kuwait e Qatar, que distribuíam bastantes pontos, e tendo batido vários atletas com melhor ranking, o carioca Hugo Calderano teve uma ascensão meteórica, subindo 98 posições e entrando no seleto grupo dos 100 melhores jogadores do mundo. Na era moderna, é a primeira vez que o Brasil consegue ter três atletas entre os 100 melhores do mundo.

{module 437}”Esperava chegar perto do top 100. Estou muito feliz e motivado pra melhorar ainda mais” disse o jogador.

Hugo Calderano faz parte de outra seletíssima lista: os top 100 com menos de 18 anos. Além do brasileiro fazem parte da lista os chineses Fan Zhendong (3) e Liang Jingkun (57) e o japonês Yuto Muramatsu (80).

Quem tem muito o que comemorar também é Gustavo Tsuboi, que saiu 83ª para 71ª posição e alcançou seu melhor ranking da carreira, voltando a ser o melhor brasileiro posicionado. Cazuo Matsumoto, ex número 1 do Brasil, agora é o nº 2, na 89ª posição.

Com boa atuação no Aberto do Qatar, o cearense Thiago Monteiro também obteve boa melhora, saindo da 145ª para 121ª posição.


Novo sistema de Ranking omite atletas inativos, mas reserva vaga

O novo sistema de pontuação da ITTF agora omite do ranking os jogadores inativos há mais de quatro meses. Caso o atleta volte a jogar ele retoma o seu lugar no ranking. No top 100 quatro jogadores saíram da lista por inatividade: Chen Qi (22), He Zhiwen (71), Kalinikos Kreanga (72) e Zoran Primorac (92). Destes atletas, apenas Chen Qi deve sair em definitivo do ranking porque se aposentou da seleção chinesa.

Porém, vale ressaltar que, mesmo se o antigo sistema ainda fosse tomado como referência, o Brasil ainda assim teria três jogadores no top 100, com Hugo Calderano em 97º, Cazuo Matsumoto em 93º e Gustavo Tsuboi em 74º lugar.

VEJA O RANKING MUNDIAL DE MARÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *