Ratificando o posto de nº 1 do Brasil, pelo segundo ano consecutivo Gustavo Tsuboi (São Caetano do Sul) levou o título do Absoluto A masculino.
Gustavo chegou à final após superar facilmente Israel , que eliminara o favorito Cazuo Matsumoto nas quartas-de-final. Enquanto isso Hugo Hoyama (Palmeiras/São Bernardo) nem precisou atuar na semifinal, já que seu parceiro de clube Rafael Shimizu não pôde disputar a partida por problemas de saúde.
O jogo decisivo era a final dos sonhos de quase todos os presentes ao ginásio. E eles não decepcionaram o público. Em jogo com ótimo nível técnico Gustavo Tsuboi bateu Hugo Hoyama por 3×1. As parciais do jogo foram 11-7, 11-13, 11-8 e 13-11.
Já a amazonense Lígia Silva que defende o Estrela de Ouro de Santos conquistou pelo terceiro ano seguido o Absoluto A feminino. Há muitos anos como nº 1 do Brasil, Lígia fez um torneio impecável, levantando o título sem perder nenhum set. na semifinal venceu Jessica Yamada com parciais de 11-8, 11-9 e 11-5 e na grande decisão bateu sua companheira de clube Carina Murashigue por 11-9, 12-10 e 11-5.
{module 31}