Guaru ESD/ADR Itaim Keiko, clube formador de inúmeros atletas da seleção brasileira, em 2010 foca trabalho em atletas de 8 a 12 anos

Eduardo Tomoike, o mais novo do grupo de elite Itaim Keiko

Em 2001, após o encerramento do Campeonato Mundial em Osaka, o coordenador da seleção japonesa, ex-atleta campeão nacional e técnico Masahiro Maehara, iniciou um trabalho de renovação total da equipe japonesa. Cessaram os investimentos nos atletas antigos e hoje o Japão se tornou uma potencia novamente.

Na Franca o início do trabalho para o domínio dos campeonatos de menores na Europa ocorreu em 2003 segundo informações de Michel Gadal, quando realizaram uma super peneira com atletas promissores de oito anos e após seguir um ousado planejamento conquistaram a hegemonia do Velho Continente em 2009.

{sidebar id=1}A ITTF, observando estes excelentes resultados, implantou o Hopes Internacional, encabeçado pelo sueco Mikael Andersen, que também coordena inúmeros projetos da entidade voltado para os juvenis: Global Junior Programme, Youth Olimpics, World Junior Championships, ITTF Cadet Challenger Butterfly Scholarship and World Junior Circuit.

No Brasil, segundo o presidente Alaor Gaspar, o mesmo será implantado para que o investimento da CBTM em atletas, seja direcionado para aqueles que realmente queiram se dedicar a modalidade e se sujeitem a deixar em segundo plano os estudos para tentarem o profissionalismo no tênis de mesa:

São os casos de alguns conhecidos atletas: Eric Jouti, Katia Kawai, Carol Kumahara, Jeff Yamada, Eric Mancini, Claudia Ikeizumi, todos estudam a noite para treinar manha e tarde. Já Amanda Marques, Gustavo Souza, Karin Sako, Jessica Yamada, Mariany Nonaka, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, deixaram seus estudos temporariamente, assim como foram grandes nomes do tênis de mesa que não chegaram graduar na Universidade.

O clube Itaim Keiko, que no final de 2009, conquistou seu 19 título de melhor clube da FPTM (Eficiência), em 2010 iniciou com pé direito vencendo o Torneio Inicio da FPTM em Santos (121 pontos) e o 1º Ranking da FPTM em Guarujá (139 pontos) e agora tem um planejamento para atletas que no futuro poderão ser representantes do país no cenário mundial: Eduardo Tomoike (9), Gustavo Hayashi (10), Carlos Ishida (9), Gustavo Nakagome (11), Erick Yamaguti (11), Lucas Santos (12) e outros.

 

Colaboração: Itaim Keiko

 

{module 260}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *