Lundqvist volta surpreender
|
Teve início hoje em Guangzhou, na China, o evento que reúne os melhores jogadores e duplas do Circuito ITTF Pro Tour da temporada 2003. Logo pela 1ª rodada da chave masculina, o sueco Jens Lundqvist, nº 32 do Ranking Mundial, protagonizou a maior surpresa do dia, e talvez da competição, ao eliminar o chinês Ma Lin, atual nº 1 do Mundo e considerado o maior favorito à conquista do título. O outro destaque da rodada inaugural da competição foi a vitória do sul-coreano Ryu Seung Min, 12º do Ranking, sobre o chinês Wang Liqin, nº 2 do Ranking Mundial. Lundqvist, que conquistou em junho o vice-campeonato do Aberto do Brasil (Mundialito), não era tido como um dos grandes favoritos. Após o ótimo resultado na competição brasileira, Lundqvist não repetiu o bom desempenho nos eventos seguintes do Circuito Mundial. Depois do Mundialito, em nenhuma competição ele conseguiu alcançar, sequer, as oitavas de final de uma etapa do Circuito. Já Ma Lin era o grande favorito da competição. O jovem chinês conquistou o título de 3 etapas: Coréia do Sul, China e Dinamarca, além do título da Copa do Mundo.
Jens Lundqvist derrotou Ma Lin marcando 4×2, com parciais de 04-11, 13-11, 11-09, 12-10, 08-11 e 11-09. O próximo adversário de Lundqvist será o grego Kalinikos Kreanga, nº 7 do Ranking Mundial.
Quem também surpreendeu foi Ryu Seung Min ao eliminar Wang Liqin, que recentemente conquistou os títulos dos Abertos da Alemanha e Suécia. O jogo foi disputadíssimo, e o vencedor só foi conhecido na “negra”. As parciais do jogo foram: 06-11, 15-13, 07-11, 11-04, 07-11, 11-05 e 11-08.
Outro resultado que chamou a atenção, mas não chegou a ser surpresa, foi a eliminação do Campeão Mundial Werner Schlager, da Áustria, que atravessa péssima fase. Seu algoz foi a jovem revelação chinesa Chen Qi, nº 11 do Ranking Mundial.
Confira todos os resultados dessa 1ª rodada
Chave Masculina:
Jens Lundqvist (Suécia) 4×2 Ma Lin (China);
Kalinikos Kreanga (Grécia) 4×0 Alexei Smirnov (Rússia);
Chen Qi (China) 4×1 Werner Schlager (Áustria);
Wang Hao (China) 4×1 Peter Karlsson (Suécia);
Hao Shuai (China) 4×0 Fredrik Hakansson (Suécia);
Liu Guozheng (China) 4×1 Chiang Peng-Lung (Taiwan);
Chuan Chih-Yuan (Taiwan) 4×2 Oh Sang Eun (Coréia do Sul);
Ryu Seung Min (Coréia do Sul) 4×3 Wang Liqin (China).
Chave Feminina:
Zhang Yining (China) 4×1 Kim Kyung Ah (Coréia do Sul);
Lin Ling (Hong Kong) 4×2 Song Ah Sim (Hong Kong);
Wang Nan (China) 4×0 Lau Sui Fei (Hong Kong);
Tamara Boros (Croácia) 4×0 Liu Jia (Áustria);
Niu Jianfeng (China) 4×0 Aya Umemura (Japão);
Tie Yana (Hong Kong) 4×1 Li Nan (China);
Guo Yue (China) 4×0 Ai Fujinuma (Japão);
Guo Yan (China) 4×0 Zhang Rui (Hong Kong).
A Grande Final do Circuito ITTF Pro Tour 2003, evento que encerra a temporada, distribui um total de U$ 250.000 (duzentos e cinqüenta mil dólares) em prêmios.