Finalmente, Wang Hao

Após amargar dois vice-campeonatos olímpicos e decepcionar nos últimos Mundiais, finalmente chegou a hora de Wang Hao. Nesta terça-feira o chinês de 26 anos de idade conquistou o maior título de sua carreira.

Esperava-se um jogo mais equilibrado, todavia o nº 1 do mundo não deu chances ao seu adversário. Em vários momentos Wang Liqin, que tentava o tetra, parecia atordoado com a incrível velocidade que Wang Hao aplicava.

Mundial-2009-Wang-Hao-campeao-trofeuWang Hao sempre estava um pouco à frente. Foram poucas as oportunidades que Wang Liqin teve para preparar e executar as jogadas de definição. O tricampeão mundial parecia sempre mal posicionado, mas na verdade era Wang Hao que não lhe deixava jogar. Foram inúmeros os erros cometidos por Wang Liqin.

Esta foi a primeira vez desde que as partidas de 7 sets foram introduzidas (Mundial de 2003 foi o primeiro), que uma final é decidida em apenas 4 sets. As parciais foram de 11-9, 13-11, 11-5 e 11-9. Apesar do sonoro 4×0, três sets forma decididos pela diferença mínima de dois pontos. O diferencial era que nos momentos decisivos era a estrela de Wang Hao que aparecia.

Wang Liqin teve que jogar quase o jogo inteiro em desvantagem no placar. No início dos sets Wang Hao abria boa vantagem e então o tricampeão “acordava”, mas quando o jogo ficava novamente equilibrado Wang Hao tomava as rédeas da partida.

Apenas 5 sets perdidos

A campanha de Wang Hao em Yokohama foi uma das mais avassaladoras dos últimos tempos, principalmente quando levamos em conta os sets de 11 pontos. Foram apenas 5 sets perdidos nos oito jogos disputados. Veja a campanha de Wang Hao:

Final: 4×0 Wang Liqin (5, CHN)
Semifinal: 4×1 Ma Long (3, CHN)
Quartas-de-final: 4×1 Kaii Yoshida (37, JPN)
Oitavas-de-final: 4×2 Jiang Tianyi (20, HKG)
3ª Rodada: 4×1 Thomas Keinath (69, SVK)
2ª Rodada: 4×0 Christophe Legout (56, FRA)
1ª Rodada: 4×0 Zeng Cem (125, TUR)

Mundial-2009-Wang-Hao-campeao-pais
Wang Hao com seus pais

Influência

Wang Hao, com sua empunhadura peculiar (primeiro jogador classineta de primeira linha a abolir completamente o “choto”), conquistou muitos fãs e influenciou muitos jogadores no mundo inteiro, não apenas na China. A eficiência do seu estilo nunca foi questionada, mas Wang Hao carecia de uma grande conquista. Hoje chegou ao fim sua espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *