A ADM/Criativo/SEL (Associação Desportiva dos Mesatenistas de Marília), que possui um protocolo de Intercâmbio Técnico-Cultural-Ciêntifico com a ATTM-Madeira (Associação de Tênis de Mesa da Madeira) desde 2007, serviu de modelo para que a Federação Portuguesa de Tênis de Mesa, hoje presidida pelo professor Carlos Léon e que na época era o presidente da Associação da Madeira, introduzisse o projeto que a ADM iniciou com crianças entre 4 e 7 anos de idade o “Baby Ping”.
A reunião aconteceu na sede da entidade portuguesa em Lisboa no dia 9 de Dezembro, que abordou temas propostos pelas Associações da Madeira e do Porto e ainda pela Federação, a qual se revelou extremamente positiva, pois permitiu um debate aberto em torno da atividade, sendo de realçar o interesse revelado pelos participantes.
Entre os temas abordados, para a apresentação por parte da FPTM, foi um Programa específico, denominado “Baby Ping”, voltado para um programa definido (crianças dos 4 aos 7 anos) e que visa simultaneamente a divulgação do Tênis de Mesa e a captação de novos praticantes.
O Coordenador da ADM-Marília e também da Detecção de Talentos do Tênis de Mesa do Brasil, professor Nelson Machado se diz satisfeito, tendo em vista que apesar de grandes potencias como China, França e Alemanha já estarem realizando este projeto, somente agora iniciamos o Baby Ping no Brasil e através de nosso sucesso nossos co-irmãos portugueses também vão iniciar este belo projeto. “-É uma honra ter um país europeu seguindo nosso exemplo. Isso mostra o quanto nossa dedicação e trabalho em prol ao desenvolvimento do Tênis de Mesa de Marília e do Brasil está valendo a pena”, finaliza , Nelson Machado.
Podemos chamar a atenção para as áreas que se pode trabalhar com Tênis de Mesa e que ainda o poder público principalmente municipal precisa prestar um pouco mais de atenção nas cidades brasileiras:
– Baby Ping – 4 a 7 anos
– Tênis de Mesa nas Escolas – 4 a 17 anos
– Tênis de Mesa nas Universidades – 18 a 21 anos
– Tênis de Mesa nas Empresas – Faixa Etária Adulta
– Tênis de Mesa em Centros de Lazer – Todas as Faixas Etárias
– Tênis de Mesa em Associações de Bairros – Todas as Faixas Etárias
– Tênis de Mesa em Centros Culturais – Todas as Faixas Etárias
– Tênis de Mesa Rendimento – Todas as Faixas Etárias
– Tênis de Mesa Escolinhas – Todas as Faixas Etárias
– Tênis de Mesa para Portadores de Deficiências – Todas as Faixas Etárias
Segundo Machado, ainda que é autor do Livro “Método e Ensino de Tênis de Mesa para Professores, Colégios e Escolas, o Tênis de Mesa é uma modalidade olímpica que pode ser pratica desde os 4 anos de idade até os 80 anos, entre meninos e meninos e meninas, homens e mulheres, pais e mães, avôs e avós e entre todos, pois não existe o contato físico, portanto é um dos esportes que mais promove a sociabilidade entre todos os participantes.