FALECE TÉCNICO MASSAKI ARA

Enviado por: João Paulo Gusmão

Com enorme pesar informamos que faleceu no último domingo (06/02) o Senhor Massaki Ara, Técnico e maior incentivador do Tênis de Mesa no Estado de Mato Grosso. Massaki faleceu de enfarte no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo, minutos depois de ter desembarcado de um vôo que vinha de Tókio. Massaki Ara começou sua careira como treinador ainda nos anos 70 em Bauru, depois foi para São Paulo, passou por Campo Grande e chegou em Cuiabá no inicio dos anos 80. Como o próprio Masa-aki dizia, "Tênis de Mesa é uma paixão, está no sangue!" e desde seus primeiros contatos nunca mais abandonou o esporte, inclusive na época em que prestava o Serviço Militar fora punido algumas vezes por "dar uma escapadinha do quartel para jogar Tênis de Mesa".

Na década de 70 Masa-aki foi para Bauru/SP onde coordenou a modalidade no Clube Nipo de Bauru, acumulando as funções de técnico, dirigente e jogador e levou o ao vice-campeonato nos Jogos Abertos do Interior e ao destaque nacional de Francisco Nobuo Ikejiri, atleta revelado por Masa-aki que veio a ser campeão brasileiro e sul-americano.

Em Bauru Masa-aki conheceu sua esposa, Adalgisa Ara com quem teve 4 filhos.

Após passar por Campo Grande e Dourados/MS em 1983 Masa-aki veio para Cuiabá/MT sendo um dos precursores do Tênis de Mesa no Estado. Masa-aki esteve à frente da modalidade no estado por mais de 20 anos e foi o principal responsável pela organização, coordenação e divulgação do esporte montando a primeira "Escolinha de Tênis de Mesa" do estado e responsável pela realização de diversos Torneios além de organizar as participações da Seleção Mato-Grossense
em Torneios fora do Estado.

Desde agosto de 2004 Masa-aki estava no Japão visando a trabalhar e juntar dinheiro para melhorar suas condições sócio-econômicas e possibilitar a realização de projetos ligados ao Tênis de Mesa no Mato Grosso, porém no último domingo (06/02/2004) Masa-aki teve um enfarte no Aeroporto de Guarulhos/SP, onde acabara de chegar do Japão e estava esperando o vôo que o traria até Cuiabá, que acabou por tirar-lhe a vida.

Masa-aki deixa muito mais que suas contribuições ao Tênis de Mesa no Estado e uma lição de vida sendo exemplo de disciplina e determinação, ele deixa muitas saudades de um grande amigo, admirado e respeitado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo em diversas partes do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *