Fonte: UOL
Da arquibancada do ginásio Paschoal Thomeo, em Guarulhos, Hugo Hoyama acompanhou a final do torneio individual do Latino-Americano de tênis de mesa na noite da última terça-feira. A decisão foi, no maior pesadelo do principal mesa-tenista do país, a prévia da final do Pan do Rio de Janeiro, com o chinês naturalizado dominicano, Lin Ju, e o chino-argentino Liu Song, disputando ouro e prata na casa do Brasil, com a equipe nacional de espectadora. "É uma coisa de momento, de quem está melhor no dia", justifica Hoyama, derrotado por Song na semifinal por 4 a 3 (11-7, 9-11, 9-11, 5-11, 11-6, 11-3 e 11-9), assim como outro brasileiro, Gustavo Tsuboi, que perdeu para o dominicano por 4 a 1 (11-4, 8-11, 11-5, 11-6 e 11-9) na outra semifinal. Tsuboi chegou à semifinal depois de passar pelo compatriota Thiago Monteiro, vice-campeão no Pan de Santo Domingo.
"Ontem, no torneio por equipes, eu venci o argentino, e hoje ele me venceu no individual. Isso mostra como a disputa é acirrada. O que faltou na hora foi controle psicológico. Não tem muito segredo, vou seguir treinando, treinando, e manter concentração total nesse tempo que resta", contou Hoyama, que já sente a pressão por medalhas a três meses do Pan.
"As pessoas me vêem na rua e perguntam se vou ganhar o ouro, mas tento usar isso como motivação. Não posso fazer nenhuma promessa, ninguém é invencível", diz o mesa-tenista de 37 anos. "É claro que vou dar o melhor de mim, e quero o ouro para me classificar à Olimpíada de Pequim, onde pretendo encerrar minha carreira. É o que falta para o meu currículo."
Competir na China, país onde a modalidade é tradicional e terá uma atenção especial no programa olímpico, é outro incentivo ao veterano. "Lá o tênis de mesa é de grande qualidade, eles têm a melhor tecnologia, o maior número de medalhas, e os melhores atletas mesmo", comentou Hoyama.
Ainda brigando por uma vaga no Pan, Thiago Monteiro, que se recupera de uma tendinite no joelho, foi vencido por Tsuboi nas quartas-de-final, mas espera estar 100% até maio, quando a convocação oficial da equipe será feita.
"Estou treinando, mas ainda com certo cuidado", admitiu o atleta. "Vou aumentar o ritmo cada vez mais e espero que confiem em mim e lembrem do que fiz nos últimos anos", disse Thiago, que foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e foi o único brasileiro a vencer uma partida na Olimpíada de Atenas-04.
No Latino-Americano, o argentino Lui Song ficou com a medalha de ouro ao vencer de virada o dominicano Liu Ju. Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi ficaram com o bronze.
"Para mim, foi uma prévia dos Jogos Pan-Americanos. Vencer o Hoyama na semifinal e o Lin Ju na decisão foi muito importante. Este foi o grande torneio antes do Pan. Espero ter o mesmo desempenho no Rio de Janeiro", comemorou Liu Song, que há 12 anos representa a Argentina em eventos internacionais.
No feminino, a também naturalizada dominicana Wu Xue venceu a brasileira Lígia Santos por 4 sets a 0 (11-2, 11-3, 11-2 e 11-9) e ficou com a medalha de ouro.