Copa do Mundo por Equipes: Brasil bate Suécia e avança para quartas de final (vídeos)

Em mais uma grande atuação do tênis de mesa brasileiro, o trio Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro venceu a tradicional equipe sueca, dona de cinco títulos mundiais por equipes, e se classificou para as quartas de final da competição. Amanhã o Brasil encara o Japão.

A grande atuação contra a Alemanha na primeira rodada já anunciava que o Brasil poderia superar o favoritismo sueco e assim aconteceu. Destaque para Cazuo Matsumoto, que venceu seus dois jogos. Tsuboi encerrou a disputa batendo Jens Lundqvist.

Cazuo (91) abriu o confronto contra o nº 1 da Suécia e 57 do mundo Jens Lundqvist. O brasileiro se impôs por 3×1, com parciais de 11-2, 8-11, 11-5 e 11-6 e abriu caminho para vitória brasileira.

Kristian Karlsson (97), bom jogador da nova safra de mesatenistas suecos, empatou o confronto vencendo Thiago Monteiro (114) por 3×1, com parciais de 11-6, 12-10, 9-11, 11-9.

A atual dupla vice-campeã europeia Kristian Karlsson e Mattias Karlsson, que não são irmãos, colocaram a Suécia na liderança ao vencer Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi por 3×0 (11-9, 11-4 e 11-8).

Sob pressão, Cazuo Matsumoto encarou Mattias Karlsson (182) e conseguiu vencer de virada por 3×2 (11-5, 8-11, 8-11, 11-6, 11-8).

Gustavo Tsuboi (96) salvou match point (9-10) no quarto set e superou Jens Lundqvist por 3×2, com parciais de 5-11, 11-8, 7-11, 12-10 e 11-7, classificando o Brasil para história quartas de final.

“Acredito que este seja o maior dia para o tênis de mesa brasileiro. Eu tive um bom início e isso deu confiança para o resto da equipe” disse Cazuo Matsumoto em entrevista à ITTF. Sobre o jogo decisivo contra Mattias Karlsson Cazuo disse: “no começou eu estava com boa concentração. Nos dois sets seguintes fiquei muito na mesma tática. A partir do quarto set comecei a mudar o saque e a recepção e acho que funcionou”, concluiu ao falar da vitória que recolocou o Brasil na disputa.

Perguntando se ele se lembrava do momento quando salvou o match point, Tsuboi sorriu e disse que se lembrava de todos os pontos daquele jogo. O brasileiro afirmou que naquele ponto conseguiu manter a concentração apesar do placar desfavorável e se preocupou apenas em jogar. Gustavo também lembrou que hoje era um grande dia para o tênis de mesa brasileiro e falou sobre a dificuldade de enfrentar as melhores nações em pé de igualdade, já que o Brasil está bem distante dos principais polos do tênis de mesa mundial.

Confira a íntegra da entrevista (em inglês):

 

Nas quartas os brasileiros enfrentarão a fortíssima equipe japonesa, que levou para Guangzhou seus principais jogadores: Jun Mizutani (9), Koki Niwa (23) e Kenta Matsudaira (48). O jogo será na madrugada de sexta-feira para sábado às 1:30 e será transmitido ao vivo pela ITTF. O jogo poderá ser acompanhado através do Canal 1 do temp.mesatenista.net.

{module 395}

VÍDEOS DOS JOGOS JÁ DISPONÍVEIS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *