Camilla Silva (Clube das Águias) e Domingos Sávio (Sport) foram novamente campeões do Rating A e estão próximos de conquistar o Pernambucano Adulto, mas o que mais chamou a atenção na competição realizada no Sport Club do Recife no último domingo, 4 de outubro, foi a enorme confusão ocorrida durante a semifinal do Rating A masculino quando Jonathan Souza (Clube das Águias) enfrentava Domingos Sávio.
Domingos e Jonathan, ambos com 950 pontos, lideravam até o início da 3ª etapa a corrida pelo título adulto estadual. O destino colocou os dois atletas frente a frente já na semifinal e o vencedor do jogo, independente do resultado da final, assumiria a liderança da temporada. Infelizmente o jogo não teve o desfecho que merecia.
Jonathan começou a partida muito bem e abriu vantagem de 2 sets a 0. Durante o terceiro set, ao tentar golpear uma bola baixa, Jonathan atingiu acidentalmente a raquete no chão e uma de suas borrachas ficou parcialmente descolada. O atleta deu continuidade à partida e após o final do quarto set, quando o jogo já estava empatado em 2×2, percebeu que o dano aumentara.
Diante do problema Jonathan dirigiu-se ao diretor técnico e coordenador de eventos da Federação Pernambucana André Silva, indagando-o sobre o que poderia ser feito. O próprio André Silva trouxe uma lata de cola que foi utilizada para fixar a borracha.
Antes do início do 5º e decisivo set o atleta Adson Nobre (Sport), companheiro de clube de Domingos, afirmou que a cola era irregular porque tinha o odor semelhante aos das colas com solventes proibidos (antigas colas rápidas) e que Jonathan deveria ser eliminado. Começou a enorme confusão. Como a Federação não possui o Enez, aparelho detector de solventes proibidos, o fato não pode ser comprovado.
Sugeriu-se trocar a raquete e foi quando o vice-presidente da Federação Pernambucana José Araújo entrou na “briga” que tudo piorou. De acordo com várias testemunhas e com o próprio André Silva, o Sr. Araújo afirmou “que o atleta não poderia jogar já que não tinha uma raquete reserva com mesma madeira e borracha iguais”, demonstrando não ter o muito conhecimento das regras do tênis de mesa.
Mesmo com os dois atletas, o árbitro geral e coordenador de eventos dispostos a dar continuidade à partida o vice-presidente afirmava que o jogo não poderia ser reiniciado. Bastante irritado com tanta discussão, o técnico Ailton Silva mandou que seu atleta Jonathan Souza deixasse a área de jogo.
Em entrevista Jonathan Souza demonstrou-se bastante chateado com a situação que pode ter lhe afastado do título estadual de 2009 e disse que estudaria o que poderia ser juridicamente feito diante do impasse.
Tanta confusão quase ofuscou a competição, que teve a jovem Camilla Silva (Clube das Águias) como campeão do Rating A e que praticamente garantiu seu primeiro título pernambucano adulto ainda aos 14 anos de idade.
Na final do Rating A masculino Domingos Sávio confirmou seu favoritismo e derrotou Lukas Andrade (Católica) por 3×1. Lukas, nº 7 do Rabning, foi um dos destaques da competição, vencendo o nº 2 de Pernambuco Adson Nobre (Sport) na semifinal e conquistando seu melhor resultado na temporada.
Veja os resultados de todas as categorias:
RATING A MASCULINO
1º – Domingos Silva – Sport
2º – Lukas Andrade – Unicap
3º – Jonathan Souza – Clube das Águias
3º – Adson Nobre – Sport
RATING A FEMININO
1º – Camilla Silva – Clube das Águias
2º – Natalia Pereira – Sport
3º – Iara Borba – Unicap
RATING B MASCULINO
1º – Wagner Lima – Sport
2º – Ivo Gallindo – Sport
3º – Evandro Mota – Unicap
3º – Bruno Lima- Sport
RATING C MASCULINO
1º – Antonio Neto – Clube das Águias
2º – Claudio Ramos – Marchioretto TT
3º – Joao Andrade – Unicap
3º – Reginaldo Britto – Marchioretto TT
RATING D MASCULINO
1º – Rafael Silveira – Sport
2º – Paulo Oliveira – Sport
3º – Milson Cabral – Sport
3º – Felipe Soares – Sport
RATING E MASCULINO
1º – Anderson Dos Santos – Bongi
2º – Carlos Souza – Marcioeretto TT
3º – Alysson Silva – Bongí
3º – Walmerson Siva – Caruaru