RJ: Colégio Santa Mônica brilha no tênis de mesa

A excelência do projeto esportivo do Colégio Santa Mônica (CSM) rendeu mais um resultado expressivo no 27º Intercolegial, uma realização do GLOBO, com patrocínio master do McDonald’s, patrocínio do Guaraná Antarctica, parceria Sesc Rio, apoio Fecomércio-RJ e Sportv. Com uma campanha irrepreensível, a escola conquistou todas as categorias do tênis de mesa, ontem, em competição realizada no Jequiá Iate Clube, da Ilha do Governador.

Destaque também para a Escola Municipal Silveira Sampaio, de Jacarepaguá, que dividiu o título da categoria jovem feminino com o maior vencedor da modalidade.

Atual tricampeão seguido e vencedor de sete títulos gerais do Intercolegial, o CSM comprovou sua potência no esporte entre estudantes e o acerto ao primar pela regularidade, contando com equipe numerosa que não registrou uma falta sequer. O trabalho do professor Rodrigo Reis com alunos formados na escola rendeu títulos indivi duais nas categorias jovem masculino (que não conta com federados) e livre não federado feminino, com Victor Manso e Glaucia Costa.

“Nosso trabalho visa reorganizar o tênis de mesa e ampliar o esporte nas unidades, que era disputado em duas e já tem jogadores em quatro.

A modalidade é organizada em: currículo de educação física; escolinhas, no trabalho extraclasse; e desenvolvimento de equipes para competições”, explica Rodrigo.

Considerada uma competição prioritária, a disputa do tênis de mesa é um período de muita alegria para a Silveira Sampaio. O técnico Wendel de Paiva coordena o trabalho com esmero exemplar, cujo resultado pode ser visto na alegria e união de seus alunos.

“O esporte faz parte de um projeto de suma importância para a escola, pois mantém o estudante mais tempo conosco. Educamos através do esporte, se o aluno será atleta ou não, é consequência de dedicação, força de vontade e talento, entre outros fatores. O mais importante é a inclusão na sociedade e agradeço muito o apoio da direção da escola que viabiliza nosso sucesso”, explica Wendel, que também atua como árbitro assistente no futebol profissional e árbitro de atletismo.

Vice-campeão da etapa mundial do tênis de mesa, disputada na Guatemala, Hugo Calderano, de apenas 13 anos, sagrou-se campeão da livre masculino, sendo responsável direto pelo vice-campeonato conquistado pelo Colégio Santo Inácio, de Botafogo, segundo colocado na categoria.

“É difícil competir na América do Sul pela categoria infantil, pois os outros países jogam bastante entre si e adquirem maior experiência internacional. Além disso, também tive problema com a altitude de 1.500 metros, que torna a bola mais rápida. Ninguém me conhecia e consegui vencer o paraguaio Axel Gavilan, campeão sul-americano”, conta Hugo, treinado pelo pai, Marcus Marinho, e irmão de Sofia, de 10 anos, quarta colocada na livre feminino.

Demais destaques do tênis de mesa: Colégio Flama (Caxias); Colégio Casimiro de Abreu (Caxias); Colégio Percepção (Irajá); Colégio MV1 (Tijuca); CAp Uerj (Tijuca); Colégio Estadual Daltro Santos (Bangu); Iserj (Tijuca); Colégio Cruzeiro (Jacarepaguá); Centro Educacional Elpídio da Silva (Padre Miguel); e Colégio Euclides da Cunha (Colégio).

As finais do futsal do Intercolegial 2009 estão confirmadas para domingo, dia 5, no ginásio do Olaria.

 

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *