Pódio do Individual Masculino
|
Com a participação de 173 atletas, representando 22 países, entre eles o Brasil, terminou hoje na cidade húngara de Györ a 15ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Tênis de Mesa. Confirmando seu favoritismo, os chineses venceram 5 das 7 categorias em disputa. Inacreditavelmente a China não ficou como título masculino por equipes, sendo batida ainda nas quartas-de-final pela equipe da casa. Os campeões individuais foram Liu Guozheng (China), também campeão em duplas masculinas e mistas, e Haruna Fukuoka (Japão). Veja também como foi o desempenho dos brasileiros. A competição contou com a participação de algumas estrelas do circuito mundial. Na chave masculina os principais nomes eram o taiwanês Chuan Chih-Yuan, nº 5 do mundo; e os chineses Liu Guozheng, nº 12 e Qiu Yike, nº 24.
Chuan Chih-Yuan comandou os taiwanêses na conquista do título por equipes. O time de Taiwan formado por Chuan Chih-Yuan, Chang Yen-Shu, Lai Kuan-She e Chuan Che-Wei (reserva) venceu a equipe da Croácia por 3×2. Veja os resultados da final:
Jogo 1: Chuan Chih-Yuan 3×2 Dragutin Surbek;
Jogo 2: Chang Yen-Shu 2×3 Roko Tosic
Jogo 3: Lai Kuan-She 1×3 Jakov Krivic
Jogo 4: Chuan Chih-Yuan 3×2 Roko Tosic
Jogo 5: Chang Yen-Shu 3×1 Dragutin Surbek
A maior surpresa do Campeonato Mundial Universitário foi a eliminação precoce da toda poderosa China. Mesmo contando com Liu Guozheng e Qiu Yike, além de Liu Shan como terceiro homem, os chineses foram derrotados pela Hungria por 3×2 ainda nas quartas-de-final. O destaque (negativo) foi a atuação de Qiu Yike, que perdeu seus dois jogos e “ajudou” os anfitriões da competição. Coube a Péter Muskó marcar 3×2 diante de Qiu Yike e sacramentar a vitória húngara. Posteriormente, nas semifinais, a Hungria foi derrotada pela equipe da Croácia.
Veja a classificação final do evento por equipes masculino:
1º – Taiwan;
2º – Croácia;
3º – República Tcheca e Hungria.
Nas equipes femininas a China não deixou escapar o título. O time composto por Bai Yang, Cai Shanshan e Dai Ningyang bateu por 3×0 a equipe japonesa, que era representada por Hiroko Fuji, Haruna Fukuoka e Saori Sakamoto.
A classificação final das equipes femininas ficou assim:
1º – China;
2º – Japão;
3º – Taiwan e Coréia do Sul.
Depois de levar Taiwan ao título por equipes, Chuan Chih-Yuan teve uma atuação catastrófica no evento individual. O nº 5 do mundo e primeiro cabeça-de-chave da competição foi eliminado logo na estréia, diante do desconhecido russo Evgeiy Regentov que nem aparece no ranking mundial. Caminho inverso fez Qiu Yike, que após “afundar” seu time nas quartas-de-final, conseguiu recuperar-se no evento individual, ficando com o vice-campeonato. O título individual masculino foi conquistado por Liu Guozheng, que marcou 4×2 (11-04, 11-06, 08-11, 11-07, 07-11 e 11-08) sobre Qiu.
Classificação do Individual Masculino:
1º – Liu Guozheng (China);
2º – Qiu Yike (China);
3º – Daniel Gorak (Polônia) e Nico Stehle (Alemanha).
A japonesa Haruna Fukuoka, responsável pela eliminação da chinesa Bai Yang, primeira cabeça-de-chave do Mundial, conquistou o título feminino ao marcar 4×3 (11-08, 03-11, 11-08, 11-04, 07-11, 07-11 e 13-11) sobre a chinesa Cai Shanshan.
Classificação do Individual Feminino:
1º – Haruna Fukuoka (Japão);
2º – Cai Shanshan (China);
3º – Dai Ningyang (China) e Lu Yun-Feng (Taiwan).
No evento de duplas o domínio foi totalmente chinês. Veja os resultados:
Duplas Masculinas:
1º – Liu Guozheng/Qiu Yike (China);
2º – Lee Sun Ho/Son Gyung Bog (Coréia do Sul);
3º – Péter Fazekas/Péter Musko (Hungria) e Robert Dudas e Daniel Zwickl (Hungria).
Duplas Femininas:
1º – Cai Shanshan/Dai Ningyang (China);
2º – Bai Yang/Zhang Yu (China);
3º – Hiroko Fuji/Nahoko Ohata (Japão) e Alexandra Scheld/Nadine Bollmeier (Alemanha).
Duplas Mistas:
1º – Liu Guozheng/Bai Yang (China);
2º – Qiu Yike/Dai Ningyang (China);
3º – Xi Minjie/Qi Nan (China) e Choi Jae-Hyung/Youn Han-Mi (Coréia do Sul).
Os Brasileiros
Nosso país foi representado apenas por dois atletas, que precisaram bancar do próprio bolso todas as despesas para participar do evento. Daniel Ghizi, nosso representante masculino, foi eliminado ainda na primeira fase do evento individual. O catarinense perdeu seus dois jogos, o primeiro para o alemão Nico Christ e em seguida para o japonês Kosuke Kawasaki. A paranaense Lívia Bittencourt infelizmente também não conquistou nenhuma vitória, sendo eliminada na primeira fase. Lívia teve como adversárias a chinesa Dai Ningyang, a húngara Agnes Nemeth e a italiana Rosa Sulfaro.
Daniel Ghizi e Lívia Bittencourt ainda puderam atuar juntos na competição de duplas mistas, onde foram eliminados na primeira rodada. Os alemães Nico Christ e Nadine Bollmeier marcaram 3×2 sobre nosso dueto.