Dono de uma brilhante carreira como júnior e um dos principais jogadores alemães da atualidade, finalmente Christian Suss, aos 27 anos de idade, conquistou em Olomouc seu primeiro título do World Tour.
A modesta premiação de apenas 5.000 (aproximadamente R$ 10.000,00) afastou os principais estrelas da etapa tcheca do World Tour. Sem nenhum Top-20 inscrito, era a oportunidade perfeita para jogadores buscarem melhorar sua posição no Ranking Mundial.
Suss demonstrou em Olomouc está completamente recuperado da lesão no joelho, que tanto o atrapalhou nos últimos meses. Cabeça de chave nº 7, não era o principal favorito ao título, mas com uma campanha sólida e sem sustos levou seu primeiro título individual. Na semifinal o alemão superou o japonês Taku Takakiwa por 4×1 e na decisão bateu o sul-coreano Jeong Sangeun pelo mesmo placar.
Ex nº 17 do mundo, Christian Suss agora busca recuperar o lugar perdido na seleção alemã, onde era o segundo principal jogador até 2008. Atualmente as posições nº 1 e 2 já têm donos (Timo Boll e Dimitrij Ovtcharov). A luta de Christian Suss e contra Patrick Baum e Bastian Steger.
Brasil foi bem representado na República Tcheca
Os mesatenistas brasileiros realizaram grande campanha em Olomouc. No individual Cazuo Matsumoto (91), consolidando-se como principal jogador brasileiro da atualidade, foi o destaque, chegando à terceira rodada (oitavas), onde caiu diante do russo Fedor Kuzmin, atual nº 111 do mundo, mas que já foi Top-30. Kuzmin venceu um jogo disputadíssimo por 4×3, com parciais de 14-12, 11-4, 11-8, 6-11, 14-16, 7-11 e 12-10. Nas quartas de final o russo foi derrotado por Christian Suss, que marcou 4×2.
Nas duplas Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro foram ainda mais longe. Os brasileiros terminaram a competição em terceiro lugar após perderem por 4×1 na semifinal para os sul-coreanos Lee Sangsu e Seo Hyundeok.