Chinesa leva República Dominicana ao ouro por equipe

Fonte: GloboEsporte.com

Pequenina, Wu Xue esconde em seus 1,61m e 51 kg uma força que vem de longe. Nascida na China e naturalizada dominicana, ela levou seu país ao ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara: venceu o primeiro e o último jogo da final por equipes – melhor de cinco – contra a Venezuela. No Pan do Rio, tinha sido bronze por equipe e prata no individual, esta última ao perder para Jun Gao, “chinesa americana”. Após receber abraços apertados das companheiras e do treinador, mostrou estar com o espanhol afinado.

– Estou muito feliz. O tênis de mesa ainda não é tão popular na América Latina como na China, mas está crescendo.

Xue tem 31 anos e, desde 2003, defende as cores da República Dominicana. A língua espanhola, no entanto, ela começou a aprender ainda antes.

– Em 2000, fui treinar na Espanha. Ainda estou aprendendo – conta, tímida.

A dominicana ocupa a 50ª posição no ranking mundial. É a melhor mesa-tenista da América Latina, mas só vem ao lado de cá alguns meses por ano. A classificação ao Pan veio durante o Campeonato Latino, no ano passado, também em Guadalajara.

Ouro vale prêmio de cerca de R$ 18 mil

Assim como outros atletas dominicanos que ganharem ouro em Guadalajara, Wu Xue embolsará 400 mil pesos dominicano, cerca de R$ 18 mil. Trata-se de um prêmio concedido pelo Ministério do Esporte.

– Os Estados Unidos também têm vários atletas naturalizados. São poucos os países que dão oportunidades econômicas e acadêmicas a estrangeiros. Os atletas que se naturalizam muitas vezes representam seu país com mais amor e entrega do que os outros. Isso é o que importa – disse o ministro do Esporte da República Dominicana, Felipe Pallano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *