A partir de 2015 será utilizada em todo mundo a poly ball (bola de plástico), mas a China pode incentivar mais uma grande novidade: a bolas com duas cores (laranja e branca). Este tipo de bola será utilizada na fase final (7 a 10 de agosto) da Super Liga Chinesa. Agora já se comenta sobre a utilização deste tipo de bola em eventos internacionais.
Durante o Campeonato Mundial no Japão a Federação Chinesa propôs a mudança e agora em sua liga fará a primeira apresentação deste tipo de bola. A inovação teria como finalidade facilitar para o público a identificação do efeito, mas a mudança traria enorme impacto também para os jogadores, que também identificariam com facilidade o efeito da bola.
Em entrevista ao Peninsula Morning News, o técnico Kong Linghui declarou que gostaria de ver a bola de duas cores promovida também nível internacional para desenvolver e promover o tênis de mesa.
PMN: Ouvimos dizer que a Super Liga Chinesa utilizará uma bola de dois tons na fase final da competição. É verdade?
KL: Eu também tomei conhecimento desta notícia, mas os detalhes ainda não estão claros.
PMN: A bola já está sendo usada em nível nacional?
KL: Ainda não. Nós ainda não recebemos as bolas. No momento estamos treinando com a bola branca tradicional.
PMN: Quais seriam os prós e os contras da nova bola?
KL: Para o público é certamente uma boa notícia. Ajuda na visualização, tornando o efeito muito visível. Mas a partir da perspectiva dos jogadores, ainda há tempo necessário para se adaptar. No início eles certamente não estarão adaptados.
PMN: Você acha que isso vai aumentar na promoção da competição?
KL: Eu acho que isso é uma coisa boa. Deve haver uma nova tentativa. Eu acho que a bola deve ser promovida em competições nacionais e internacionais.
De acordo com a última mensagem de pingpang mundo de hoje, a bola em dois tons, já está liberado.
Fonte: http://tabletennista.com/2014/7/chinese-super-league-introduces-two-toned