CBTM revoluciona serviço de streaming

Sem aviso prévio, na Copa Brasil de Jaraguá do Sul, realizada entre 10 e 13 de abril, a Confederação Brasileira utilizou pela primeira vez um serviço profissional de transmissão ao vivo dos jogos. Quem estava acostumado com a antiga qualidade de transmissão tomou um susto quando se deparou com a excelente qualidade do novo serviço.

Desde 2010 a CBTM transmite seus eventos ao vivo, mas nunca foi um serviço profissional. Sempre utilizando câmeras de péssima qualidade e serviços limitadíssimos de acesso à internet, a qualidade da transmissão sempre variou entre o ruim e o muito ruim.

Foi desta forma que a CBTM transmitiu seus primeiros eventos:

Primeiro livestreaming CBTM - site
Sim, as competições eram transmitidas através de uma webcam de notebook.

Durante quase quatro anos os amantes do tênis de mesa tentavam acompanhar os jogos através do site da CBTM, mas para maioria dos usuários a frustração era muito superior ao “ahh, é melhor que nada”. A não ser que seu parente, amigo ou ídolo estivesse jogando, era impossível acompanhar por muito tempo a transmissão.


Revolução

Quem acessou www.cbtm.org.br na última quinta-feira para acompanhar a Copa Brasil Jaraguá não acreditou no que estava enxergando. De surpresa, de presente, para todos os amantes do tênis de mesa, estreava um novo sistema transmissões.

Estamos acostumados com evoluções graduais, que podem até ser imperceptíveis em curto prazo. O novo streaming da CBTM nem pode ser visto como uma evolução porque o que existia era melhor que nem tivesse nascido. Estamos diante de uma revolução.

As novas transmissões são feitas em qualidade HD e são geradas pela empresa eventosaovivo.com, contratada pela CBTM para transmitir seus eventos. A Confederação não revela o quanto foi investido.

Foram utilizadas em Jaraguá do Sul uma unidade móvel portátil com tecnologia HD (streaming de vídeo, placar e logomarca) e mais três câmeras Panasonic AVCHD FULL-HD, além de dois profissionais da parte técnica.

Além da transmissão dos jogos, a CBTM também realizou entrevistas ao vivo e exibiu as cerimônias de premiação. Por hora as transmissões são feitas em apenas uma mesa, com duas câmeras em ângulos distintos, mas a Confederação pretende que nos próximos eventos os jogos sejam comentados por especialistas.

“Num primeiro momento não ocorrerá transmissão de mais de uma mesa, pois queremos qualidade, comentários didáticos e entrevistas”, disse o presidente da CBTM Alaor Azevedo.

Novo Canal CBTM - Entrevista - site

Para este ano estão previstas as transmissões de oito eventos nacionais (6 Copas Brasil e 2 Brasileiros) e três Internacionais (Abertos do Brasil Adulto, de Jovens e Paraolímpico). Mas a previsão a CBTM é incrementar estes números.

“Meta futura é ter um evento de tênis de mesa por semana, sempre aos sábados das 16 às 18:30h. Mas iremos aumentando aos poucos: um evento a cada dois meses, um por mês, um de 15 em 15 dias e finalmente um por semana”, afirmou Alaor Azevedo.
 

No computador, celular e TV

A transmissão dos jogos é multiplataforma, não ficando restrita ao computador. Os jogos podem ser acompanhados por quem possua smartphones com sistemas operacionais Android, iOS e BlackBerry ou ainda por quem tenha uma SmartTV equipada com navegador. Não existe (ainda?) um aplicativo específico para celular ou SmartTV. Para assistir aos vídeos nestas plataformas basta acessar o site da CBTM (www.cbtm.org.br) durante o evento. Nos celulares serão exibidos ícones dos respectivos sistemas operacionais, bastando clicar no sistema utilizado no seu celular. Nas SmartTVs o vídeo será exibido quando a página for carregada no navegador.
 

E os problemas?

Claro que houveram problemas nesta primeira competição. O link caiu algumas vezes e nos últimos dois dias era perceptível falta de sincronia entre imagem e som (delay do som de quase dois segundos). Inicialmente o jornalista que fez as entrevistas se mostrou pouco à vontade diante da exposição ao vivo, mas no decorrer da competição já estava mais “solto”. Quanto aos problemas de som e queda do sinal, provavelmente foram em decorrência de problemas com o sinal de internet. Para o Campeonato Brasileiro em Fortaleza, a CBTM afirmou que o link utilizado será bem superior ao de Jaraguá.
 

Tem como ver os jogos depois?

Os vídeos da Copa Brasil Jaraguá talvez não, mas a CBTM afirmou que para os próximos eventos pretende disponibilizar os jogos em seu canal do YouTube.
 

Profissionalismo

Não se trata de apenas poder acompanhar ao vivo os jogos. O novo serviço tem potencial para contribuir com a evolução profissional do tênis de mesa brasileiro. Empresas interessadas em investir nos eventos da CBTM ficavam limitadas em exibir suas marcas apenas para quem estava dentro do ginásio ou em fotos e vídeos veiculados na imprensa após o evento. Agora existe uma possibilidade de espalhar a publicidade para milhares de pessoas. Atletas, clubes e seus patrocinadores também serão diretamente beneficiados.

“Iremos estudar estas possibilidades (de publicidade na mesa com transmissão ao vivo). No momento a estratégia é melhorar cada vez mais nossos eventos e realmente fazê-los com que tenham padrão internacional”, concluiu o presidente da CBTM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *