CAMPEONATO EUROPEU 2003 – BIELO-RÚSSIA CONQUISTA TÍTULO MASCULINO

Chtchetinine vibra após vitória sobre Rosskopf
A 24ª edição do Campeonato Europeu traz uma enorme surpresa a cada dia. Depois de a Itália conquistar o título feminino, hoje foi a vez dos bielo-russos surpreenderem a favorita Alemanha. Enquanto Bielo-rússia e Itália celebram os títulos inéditos, a Alemanha é obrigada a amargar seu terceiro vice-campeonato consecutivo.

Nem a presença do nº 1 do Mundo, Timo Boll, parece ajudar a Alemanha a quebrar o tabu de nunca ter conquistado o título europeu por equipes. Esta foi a melhor oportunidade que o Tênis de Mesa alemão teve para acabar com este jejum, porém, pela terceira vez consecutiva, a chance foi desperdiçada. Em 2000 e 2002 seus algozes foram a Suécia. Em 2003 a Alemanha é derrotada por uma equipe quase desconhecida e ignorada, senão pela presença do sempre favorito Vladimir Samsonov.

Os Jogos:

Poderíamos dizer que, mais uma vez, a vitória bielo-russa foi decidida em seu primeiro jogo. Neste Evgueni Chtchetinine, 72º do Ranking Mundial derrotou Jörg Rosskopf, nº 28 do Mundo. A vitória de Chtchetinine veio apenas no 5º set. Parciais finais: 04-11; 11-06; 11-06; 08-11 e 11-05.

Samsonov arrasador

No segundo jogo enfrentaram-se os dois melhores jogadores de cada equipe. Esperava-se uma disputa equilibrada, mas o que se viu foi um Samsonov arrasador e um Timo Boll incapaz de impedir o ímpeto do bielo-russo. Em imprevisíveis 3×0 (11-08; 11-05 e 11-06) a Bielo-rússia abria 2×0 no confronto.

Um suspiro de esperança para a Alemanha veio no terceiro jogo. Neste Zoltan Fejer Konnerth não teve dificuldades em superar Dmitry Chumakov. Placar final 3×0 (11-07; 11-06 e 13-11).

No quarto jogo a vitória bielo-russa estava nas mãos de Samsonov, e a tarefa de impedi-la com o veterano Jörg Rosskopf. Mais uma vez Samsonov não tomou conhecimento do seu adversário e a vitória e o título vinheram rapidamente em 3×1. Parciais finais: 11-05; 11-06; 08-11 e 11-5).

Em toda a competição por equipes, em seus 6 jogos, o ex-número 1 do Mundo Vladimir Samsonov perdeu apenas 2 sets. Porém ele não pode levar todos os créditos pela conquista. Aos 33 anos de idade, o veterano defensivo Evgueni Chtchetinine também chegou ao título de forma invicta. Se Samsonov tinha a “obrigação” de marcar seus dois pontos em todos os jogos, Chtchetinine foi responsável pelo terceiro ponto necessário a cada disputa.

O Campeonato Europeu está sendo realizado na cidade italiana de Courmayeur e segue até o dia 6 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *